3. 360 anos de Santarém
  4. Santarém 360 Anos: Hospital Municipal de Santarém ganha Agência Transfusional
Santarém 360 Anos: Hospital Municipal de Santarém ganha Agência Transfusional Autor: Desconhecido

Santarém 360 Anos: Hospital Municipal de Santarém ganha Agência Transfusional

Alailson Muniz
AT vai fortalecer a rede de saúde pública

Nesta terça-feira (22), que o município festeja 360 Anos, o Governo do Estado, por meio da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa), inaugurou uma Agência Transfusional (AT) no Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo. O espaço vai favorecer a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. A mais nova AT da hemorrede estadual realizará, mensalmente, uma média de 300 transfusões. O evento teve a presença do Prefeito Nélio Aguiar e do governador Helder Barbalho.

Ao descerrar a placa inaugural da Agência, o governador Helder Barbalho ressaltou a importância dessa contribuição para toda a região do Baixo Amazonas no fortalecimento da doação de sangue. “Estamos aqui na AT no Hospital Municipal que permitirá 300 transfusões/mês. É fundamental que cada pessoa possa dar a sua cota de colaboração: doando sangue, ajudando a salvar vidas!”.

Para o prefeito Nélio Aguiar, a AT vai ajudar a salvar vidas. “Salvará vidas em Santarém e nos municípios vizinhos, deixando-a mais importante ainda. É uma conquista hitótica que soma forças à nossa rede de saúde pública”, disse Nélio Aguiar.

“Esta é mais uma ação de descentralização dos serviços oferecidos pela Fundação Hemopa à população do Pará. O objetivo é sempre atender o paciente que necessite de uma bolsa de sangue, de forma mais rápida e eficiente, contribuindo assim como o atendimento de qualidade na área da hemoterapia. Estamos muito felizes em poder parabenizar e oferecer este presente para a população de Santarém”, destacou Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa.

A cerimônia de inauguração fez parte das comemorações dos 360 anos do município de Santarém e contou com a presença do governador do estado, Helder Barbalho; da primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; do presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra; do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar; o secretário de Governo do Oeste, Henderson Pinto;  a vereadora, enfermeira Alba Leal; além de autoridades dos executivos Estadual e Municipal.

Assistência ao Oeste do Pará- A Fundação Hemopa, por meio do Regional de Santarém, atende toda a região do Baixo Amazonas. São mais de 20 unidades de saúde que necessitam de bolsas de sangue cotidianamente.

As Agências Transfusionais realizam um papel importante quanto à extensão dos serviços hemoterápicos e hematológicos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Com a inauguração da AT do Hospital Municipal serão 11 unidades no total de responsabilidade do Hemocentro de Santarém: no Hospital Regional Público do Baixo Amazonas, nos Hospitais dos municípios de Alenquer, Itaituba, Novo Progresso, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Uruará e no Hospital Porto Trombetas.

Atualmente, a Fundação Hemopa está presente em nove municípios paraenses com os Hemocentros de Belém, Castanhal, Marabá e Santarém; e os Hemonúcleos de Abaetetuba, Altamira, Capanema, Redenção e Tucuruí. E mais 43 Agências Transfusionais espalhadas pelas regiões do estado de forma estratégica.

Ag. Pará com informações Ccom/PMS