1. Página Inicial
  2. Pautas
  3. Egressos do Sistema prisional e familiares serão certificados nessa quarta-feira,13
Categoria: Assistência Social

Egressos do Sistema prisional e familiares serão certificados nessa quarta-feira,13

Geisa de Oliveira
Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Data de Início: 13/08/2025
Data de Término: 13/08/2025
Horário: 09:00:00
Local: Fórum De Santarém - Sala De Execuções Penais
Endereço: Avenida Mendonça Furtado
Celular: (93) 99163-3503 - Geisa de Oliveira - assessora de comunicação

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Escritório Social, promove nesta quarta-feira, 13, às 9h, no Fórum de Santarém, a certificação de egressos do Sistema Prisional e seus familiares.

Os cursos foram realizados no período de setembro a novembro de 2024. O Escritório Social disponibilizou 23 vagas para os cursos de Frentista NR-20, Eletricista, Barbeiro Profissional e Manicure e Pedicure, realizados nas dependências da Profissionaliza, totalizando 23 concluintes.

Mais informações sobre o Escritório Social:

Trata-se de um serviço público de adesão voluntária, não vinculado à pena, que reúne em um mesmo local atendimentos para dar suporte às pessoas egressas do sistema prisional e seus familiares. O objetivo é facilitar o acesso às políticas públicas especializadas nas áreas de saúde, educação, assistência social, atendimento psicossocial, qualificação profissional, trabalho e renda, entre outros serviços essenciais para a reinserção social com mais oportunidades.

O Escritório Social foi inaugurado oficialmente em 14/06/2024. Desde então, foram realizados 60 atendimentos e, de janeiro a julho de 2025, 42 atendimentos entre acolhimentos e encaminhamentos para diversas políticas públicas. Esta é a terceira unidade do Escritório Social no Pará, sendo a primeira inaugurada na capital Belém e a segunda em Marabá.

Entre as maiores demandas dos egressos atendidos pelo Escritório Social estão a solicitação de documentos e os cursos profissionalizantes. Por isso, foram firmadas parcerias com a Profissionaliza e a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Tecnologia (SEMDEC) para a realização dos cursos.

Atualmente, o Escritório Social funciona em uma sala no CAS/CAEC, das 8h às 14

Sugestão de entrevistados:

Celsa Brito – Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social

Roselene Andrade – coordenadora do Escritório Social

Rodrigo Caldeira Silva – Analista Judiciário da área de Direito da Central de Medidas e Penas Alternativas (CEMPA).

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.