Santarém foi representado no Fórum de Ativação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), promovido pelo Instituto Conexões Sustentáveis – Conexsus, no território do Baixo Tapajós. O evento teve como principal objetivo ampliar o diálogo entre órgãos governamentais, instituições da sociedade civil e organizações comunitárias, promovendo a troca de experiências sobre a execução do PAA, seus avanços, desafios e oportunidades.
O público participante reuniu cooperativas, associações comunitárias, organizações representativas, instituições socioambientais e órgãos governamentais que atuam diretamente nos territórios. O encontro proporcionou um espaço estratégico para a construção coletiva e reflexão sobre a importância do programa na promoção da sociobioeconomia regional e no fortalecimento dos empreendimentos comunitários, essenciais para a conservação do bioma amazônico e o bem-estar das populações tradicionais.
A articuladora da Conexsus no território do Baixo Tapajós, Eloísa Cardoso, reforçou o papel do Fórum como espaço integrador. “O evento de hoje tem como propósito estarmos aqui dialogando sobre os impactos dessa política pública para a agricultura familiar, para as famílias, para as instituições beneficiárias. Ao mesmo tempo, buscamos expor os desafios vivenciados por esses atores no território. Para além desses avanços e desafios, queremos também apontar as oportunidades e os pontos de melhoria, para que essa política pública possa ser cada vez mais aprimorada, chegando a quem realmente precisa e permitindo a comercialização de seus produtos. Reunir diferentes atores — executores, fornecedores, beneficiários, instituições de apoio e representativas dos territórios — é fundamental para que possamos refletir juntos e apresentar sugestões de melhorias para o PAA”, detalhou a articuladora.
O Fórum também representou uma oportunidade valiosa para promover o diálogo direto com órgãos governamentais das esferas federal (como a Conab), estadual (por meio da Seaster) e municipal (representada pela Semed e, especialmente, pela Secretaria Municipal de Assistência Social – Semtras), destacando o papel desta última como órgão beneficiário das doações de alimentos provenientes do PAA.
O secretário-executivo da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santarém (CAISAN), Mário Aguiar, destacou a importância da articulação regional: “É muito importante a participação do município de Santarém no Fórum de Ativação do PAA organizado pela Conexsus, onde podemos compartilhar experiências com outros municípios da região que também executam o PAA, além de trocar conhecimentos com cooperativas, associações e organizações presentes no evento, a fim de aprimorar nossos processos e avançar na segurança alimentar e nutricional de Santarém,” destacou Mário.
A coordenadora do Programa de Aquisição de Alimentos em Santarém (PAA), Dianna Lobato, ressaltou o impacto positivo da política pública ao longo dos últimos anos. “Desde 2017, temos avançado na execução do PAA em Santarém, ampliando sua atuação e alcançando mais famílias agricultoras e instituições socioassistenciais. Hoje, o programa é referência para outros municípios da região. Nosso esforço é garantir que os alimentos da agricultura familiar cheguem à mesa de quem mais precisa, promovendo renda e dignidade no campo e segurança alimentar nas cidades”, destacou a coordenadora.
O Fórum fortaleceu o compromisso conjunto entre sociedade civil organizada, comunidades e poderes públicos, visando à contínua melhoria do PAA e à sua efetiva contribuição para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dos territórios amazônicos.