A nova mesa diretora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS) foi eleita nesta quarta-feira (30), na Casa dos Conselhos, em Santarém. A presidência do colegiado ficará sob responsabilidade da Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS), representada por Ladia Rufino. A vice-presidência será ocupada pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), com representação de Marcicley Caldas Nogueira.
Durante a cerimônia, a nova presidente destacou o compromisso com a escuta ativa e a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “É uma grande responsabilidade. Vamos trabalhar para fortalecer os espaços de participação e garantir que as vozes das pessoas com deficiência sejam ouvidas com respeito e seriedade,” afirmou Ladia Rufino.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou o apoio da gestão à atuação do conselho. “A nova composição do CMDPDS é um avanço importante. A Semtras segue comprometida com a inclusão e com o fortalecimento de políticas públicas que atendam às necessidades da população com deficiência,” declarou.
A escolha da mesa diretora foi resultado da eleição realizada no último dia 25 de julho, no Plenarinho da Câmara Municipal de Santarém. Na ocasião, foram eleitas as entidades da sociedade civil que irão compor o conselho no biênio 2025/2027. Participaram do processo eleitoral as instituições com candidaturas deferidas pela comissão organizadora: Associação dos Deficientes Físicos de Santarém (ADEFIS), Associação dos Deficientes Visuais do Baixo Amazonas (ADEVIBAM), Associação dos Surdos de Santarém (ASSUNSANT) e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).
O novo CMDPDS assume com o desafio de ampliar o diálogo entre a sociedade civil e o poder público, promover ações inclusivas e garantir o respeito à diversidade e à cidadania das pessoas com deficiência no município.