A Colônia de Férias da Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (CAAF), da Prefeitura de Santarém, está movimentando o mês de julho com atividades voltadas ao lazer, convivência e desenvolvimento de habilidades das crianças, adolescentes e jovens acolhidos pela unidade. A ação busca proporcionar momentos de alegria e aprendizado durante o período de férias escolares.
A assistente social da CAAF, Ediandra Fonseca, destacou o objetivo da programação."Nossa colônia de férias tem como objetivo proporcionar entretenimento e aprendizagem a todos os participantes, através de passeios, jogos e brincadeiras. E para além da diversão, visamos o desenvolvimento de habilidades e socialização, como também aproveitar esse período de forma agradável e voltar às aulas com as forças renovadas e melhor desempenho escolar", detalhou a assistente social."
Um dos momentos mais marcantes foi a visita à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde os acolhidos participaram de atividades na Afroteca. A experiência foi emocionante para Froilan José Cardona Perez, indígena da etnia Warao e migrante venezuelano, acolhido desde 2019.
"Quando chegamos lá, nos disseram que era uma universidade. Eu me emocionei. Visitamos a Afroteca, falamos sobre cultura africana e aprendemos sobre brinquedos feitos de pano naquela época. Foi muito bom conhecer outras histórias e culturas. Estou muito feliz por ter participado”, disse emocionado.
Além da proposta recreativa, a colônia fortalece o vínculo entre os moradores da CAAF, como destacou Froilan. "É uma oportunidade de ficarmos ativos durante as férias através das atividades e passeios, e também fortalece a convivência entre todos nós. Eu participo desde 2019 e gosto muito."
Estão participando das atividades 23 famílias, sendo 31 crianças e adolescentes.
O trabalho da Prefeitura de Santarém no acolhimento humanizado tem sido reconhecido nacionalmente: pela quarta vez consecutiva, o município recebeu o Selo MigraCidades, que certifica boas práticas em gestão migratória.