A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras)/Núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres, em parceria com toda a Rede de Proteção, realizaram nesta quarta-feira (10), na Praça Tiradentes, o ato de encerramento da Campanha dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas 2025.

O evento conclui uma ampla mobilização iniciada em 20 de novembro - Dia da Consciência Negra -, passando por datas emblemáticas como o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher (25/11) e o Dia do Laço Branco (06/12), quando homens de Santarém foram às ruas reforçar seu compromisso pelo fim da violência e pelo respeito às mulheres.
A campanha reuniu durante três semanas diversos órgãos que compõem a Rede de Proteção, entre eles, o Centro Maria do Pará, Abrigo da Mulher, Fundação ParáPaz, Promotoria de Justiça, Delegacia da Mulher, Patrulha Maria da Penha, Vara da Violência Doméstica, Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, OAMTBAM e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, além da Câmara de Vereadores, instituições de ensino, unidades de saúde, conselhos tutelares e movimentos sociais.

Para a coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para as Mulheres, Noemi Moraes, o encerramento representa a união de esforços de toda a sociedade.
“Foram 21 dias intensos de ações, diálogos e mobilizações. Passamos por escolas, unidades de saúde, comunidades, espaços públicos e rodas de conversa. Levamos informação, acolhimento e sobretudo visibilidade às violências que ainda atingem tantas mulheres. A campanha termina, mas o nosso trabalho continua todos os dias. A Rede de Proteção segue vigilante e comprometida para que nenhuma mulher esteja sozinha”, destacou Noemi.

Durante o encerramento, foram ofertadas atividades de saúde realizadas pelo Cepes, com aferição de pressão, testes rápidos e orientações, além de ações culturais, apresentação natalina do Projeto Fênix e o Aulão de Ritmos – Programa Vida Saudável, com professores da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e convidados.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, reforçou o papel da Semtras na articulação e fortalecimento das políticas públicas.
“A campanha é um símbolo, mas o enfrentamento à violência acontece todos os dias. Aqui reafirmamos que Santarém não tolera nenhuma forma de violência contra mulheres e meninas. A Semtras, junto com toda a Rede de Proteção, trabalha para garantir acolhimento, direitos e proteção. Seguiremos ampliando o diálogo, mobilizando parceiros e construindo uma cidade mais justa e segura para todas”, afirmou Celsa.

"Nossa, foi muito bom estar aqui dançando com todas as mulheres, a gente precisa desses momentos de descontração. A organização está de parabéns," disse a participante Daniela Silva.
O encerramento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semjel), que levou atividades de dança, zumba e ginástica, com participação de professores como Tyla (UBS Jutai/Urumari), Ceene Ventura (UBS Conquista), Tatiane Oliveira (Projeto Aeróbico Dance – Bosque da Vera Paz), Patrícia (Rio Tapajós Shopping) e Luciane Rocha (Vista Alegre do Juá).

Estiveram presentes representantes da Patrulha Maria da Penha, ParáPaz, Centro Maria do Pará, Ministério Público, Abrigo da Mulher, Conselho da Mulher, Núcleo de Mulheres, Procuradoria da Mulher da Câmara, além do apoio da SMT, da equipe do Cepes, Sest Senat, professores da Semjel, além dos vereadores Joziel Colares, Alba Leal e Bárbara Matos.
A Semtras reforça que, mesmo após o encerramento da campanha, todos os serviços de atendimento seguem funcionando:
• Centro Maria do Pará
• Delegacia da Mulher
• Patrulha Maria da Penha
• Ministério Público
• Procuradoria da Mulher (Câmara Municipal)
• Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
• Abrigo da Mulher
• Vara da Violência Doméstica
• Unidades de Saúde
• Conselhos Tutelares
• Núcleo de Mulheres
A população pode denunciar casos de violência pelos números:
180 (Central de Atendimento à Mulher)
190 (Polícia Militar)
Disque 100 (Direitos Humanos)

A Prefeitura de Santarém agradece a todos os parceiros, servidores, órgãos e instituições que tornaram possível mais um ano de mobilização pelos direitos das mulheres, reafirmando o compromisso com a proteção, a justiça e a dignidade de todas as santarenas.
Autor:
Agência Santarém