Em meio ao período natalino, tempo marcado pela reflexão, solidariedade e renovação da fé, a manhã desta terça-feira (16), foi diferente no Centro de Atendimento Social (Cas/Caec), da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras). No local, o tradicional Café do Cas/Caec ganhou um ingrediente especial: música, sensibilidade e acolhimento, proporcionando um momento de pausa e emoção para centenas de pessoas que buscavam os mais variados atendimentos no espaço.
A iniciativa integrou o clima natalino ao cuidado com as pessoas, reforçando o verdadeiro significado do Natal, que celebra o nascimento de Jesus Cristo, e convidando à prática de valores como empatia, fraternidade, amor ao próximo e solidariedade.
Para a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Maria Gomes de Brito Silva, o momento foi simbólico e oportuno dentro de um espaço que lida diariamente com histórias e demandas sensíveis.
“O Natal nos convida a refletir sobre o nascimento de Jesus e sobre como podemos ser pessoas melhores no nosso dia a dia. Trazer esse significado para dentro de um espaço público é lembrar que, além dos serviços, cuidamos de gente, de sentimentos e de histórias. A música toca o coração e reforça o nosso compromisso com um atendimento mais humano”, destacou a secretária.

A ação foi idealizada por Douglas Lima, estagiário do curso de Psicologia, que levou o projeto ao Cas/Caec com o objetivo de tornar o ambiente mais acolhedor para os usuários.
Segundo ele, estudos apontam que a música favorece o acolhimento, contribui para a redução do estresse e melhora a experiência das pessoas em ambientes de atendimento ao público. A apresentação contou com a parceria da Escola de Música Levitas, que levou ao espaço a cantora Ingrid Soyan, com um repertório de músicas religiosas e natalinas.

A cantora ressaltou a emoção de participar da iniciativa.
“Foi um desafio, mas também uma alegria muito grande. Saber que, mesmo em meio à rotina de atendimentos, as pessoas puderam ouvir música, refletir sobre as letras e sentir algo diferente no coração foi muito gratificante”, afirmou Ingrid.
Para o coordenador do Cas/Caec, Aldo Luan, a ação reforça a proposta do espaço como um local de cidadania, mas também de respeito e sensibilidade.
“O Cas/Caec é um espaço de garantia de direitos, mas também de escuta e acolhimento. No período natalino, esse cuidado se torna ainda mais necessário. Momentos como esse mostram que é possível unir eficiência nos serviços com humanidade”, ressaltou.

Entre os usuários que acompanharam a apresentação musical estava Ana Maria Siqueira Cavalcante, moradora do bairro Santo André. Ela chegou cedo ao local e aprovou a iniciativa.
“É relaxante. A gente chega aqui desde cedo e ouvir uma música assim deixa tudo mais leve. Esse tipo de música faz a gente lembrar da paz, do amor e da fraternidade. Gostei muito”, comentou.
A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Santarém, por meio da Semtras, em promover, especialmente neste período natalino, não apenas o acesso aos serviços socioassistenciais, mas também ações que valorizem o cuidado, a dignidade e a humanização no atendimento à população.
Referência em cidadania e assistência social, o Cas/Caec recebe diariamente um grande fluxo de usuários para serviços como Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, atendimento social e emissão de documentos, como RG, Carteira de Trabalho Digital, Carteira do Idoso e Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, além de atendimentos da Caixa Econômica Federal e de parceiros institucionais.
Autor:
Geisa Oliveira/ CCOM