A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e da Estação Cidadania e Cultura, realizou um workshop de beleza e um curso de corte e costura que beneficiaram 60 mulheres em situação de vulnerabilidade social.
A ação teve como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino e proporcionar qualificação profissional para geração de renda. A titular da Semtras, Celsa Brito, destacou a importância da iniciativa. “Nosso objetivo é promover a capacitação e o fortalecimento da autonomia das mulheres, para que elas possam conquistar independência financeira e melhorar a qualidade de vida de suas famílias”, afirmou.
Raquel Sousa dos Reis, moradora do bairro São José Operário, contou que os cursos foram transformadores. “Abri meu próprio espaço de atendimento. Foi um sonho realizado, porque através dos cursos eu tive a chance de aprender, crescer e me profissionalizar. Também participei do workshop sobre esmaltação, no qual foi enfatizado que o cuidado com as unhas pode ser uma forma de autoestima e empoderamento”, disse.
A coordenadora da Estação Cidadania e Cultura, Regiane da Silva, ressaltou o impacto social da ação. “Os cursos devolveram autoestima e abriram novas oportunidades para mulheres de baixa renda através de serviços estéticos e do aprendizado de corte e costura”, destacou.
As capacitações fazem parte das políticas de inclusão social da Semtras e têm contribuído para que mulheres do município encontrem novas formas de sustento e desenvolvimento pessoal.