A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Estação Cidadania e Cultura, finalizou nesta sexta-feira, 11 de julho, a Oficina de Crochê para Iniciantes, que superou as expectativas e bateu recorde de inscrições. A atividade, realizada nos dias 10 e 11, contou com a participação de cerca de 50 mulheres, entre jovens, adultas e idosas.
A diversidade marcou a oficina, com inscritas vindas de diferentes áreas de atuação, como cobradoras de ônibus, locutora e jornalista, costureiras, agentes de saúde, pedagogas, estudantes de agronomia e direito, bordadeiras, advogadas e donas de casa, entre outras.
Segundo Regiane Silva, coordenadora da Estação Cidadania e Cultura, “a oficina foi um sucesso não apenas pelo número de participantes, mas principalmente pela troca de experiências entre mulheres de diferentes histórias e vivências. O crochê se mostrou uma ferramenta de aprendizado, inclusão e fortalecimento de vínculos,” observou.
Entre as participantes, a jovem Hanna Rosa Pedroso de Mello, de 21 anos, acadêmica do curso de Agronomia, compartilhou sua experiência. "Esse já é meu segundo curso aqui na Estação Cidadania e Cultura. O primeiro foi o de jardinagem e eu busco aprender mais. Pretendo levar adiante esse curso de crochê, me aprimorar e participar de mais oficinas aqui. Nesses dois dias, aprendi a fazer tapete e bordas de guardanapo, e pretendo fazer mais em casa. Já tenho vários guardanapos, só falta comprar a linha e continuar praticando."
Outro participante, a jornalista Rafaelly Nascimento, de 38 anos, também destacou a importância do curso em sua rotina. "Sou do bairro da Área Verde e essa foi minha primeira vez participando aqui. Fiquei sabendo pelas redes sociais e por minha irmã, que inclusive fez o curso comigo. Sempre tive curiosidade de aprender crochê, mas nunca tive oportunidade. Comecei do zero, sem saber nem segurar a agulha, mas fui aprendendo com paciência, dedicação e apoio das colegas. Aprendi pontos como correntinha, ponto baixo e ponto alto. Consegui fazer até uma barra de pano de prato! Foi maravilhoso ver algo sendo criado pelas minhas próprias mãos. Com certeza quero participar de outros cursos aqui na unidade",disse a jornalista.
A Estação Cidadania e Cultura segue com uma intensa agenda de cursos e oficinas gratuitas.
Confira a programação para os meses de julho e agosto:
17/07, às 15h – Consultoria de Beleza e Técnicas de Maquiagem Profissional com Gleisa Costa (Mary Kay) – Inscrições na hora do evento (chegar 30 min antes)
21 a 25/07 – Curso de Artesanato em Tecido: Nécessaire e Bolsas (40h, com certificado gratuito) – Inscrições abertas
25/07, às 8h – Workshop de Esmaltação: Unhas em Gel, Fibra e Postiça, com Nívea Travassos – Inscrições na hora do evento
28/07 – Oficinas de Artesanato (crochê, sousplats) – Inscrições abertas
28/07 – Oficina de Peso de Porta – Inscrições abertas
30/07, das 8h às 11h – Oficina de Ponteiras de Caneta – Inscrições abertas
28/07, das 14h às 17h – Oficina de Enfeites de Geladeira – Inscrições abertas
28/07 a 01/08, das 8h às 16h – Curso de Manipulação de Alimentos (40h, com certificado gratuito)
28 a 30/07, das 14h às 17h – Oficina de Topo de Bolo para Iniciantes – Inscrições abertas
31/07, das 14h às 17h – Oficina de Tortas Frias – Inscrições abertas
31/07, das 15h às 17h – Entrega de 200 certificados dos cursos realizados
04/08 a 08/08 – Curso de Corte e Costura Sob Medida (40h) – Inscrições abertas
Inscrições nas associações de moradores adjacentes à Estação, como:
– Associação do Bairro da Área Verde
– Associação Amigos da Interventoria
– Associação do Bairro Diamantino
– Associações dos bairros Livramento e Uruará