1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém fortalece rede de proteção às mulheres no Carnaval 2026 por meio do Centro Maria do Pará, NPPM e CMDM
Prefeitura de Santarém fortalece rede de proteção às mulheres no Carnaval 2026 por meio do Centro Maria do Pará, NPPM e CMDM Autor: Divulgação

Prefeitura de Santarém fortalece rede de proteção às mulheres no Carnaval 2026 por meio do Centro Maria do Pará, NPPM e CMDM

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Rede de proteção orienta sobre canais de denúncia e acolhimento

Neste Carnaval, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), responsável pela execução das Políticas Públicas para as Mulheres no município, reforça o alerta às mulheres para que denunciem qualquer sinal de violência doméstica e familiar, especialmente durante o período do Carnaval 2026, quando situações de risco tendem a se intensificar. 

O município conta com uma rede estruturada de proteção e defesa dos direitos das mulheres, composta pelo Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres (NPPM), pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e pelo Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar – Maria do Pará, que atuam de forma integrada com os demais órgãos da Rede de Proteção. 

Essa rede é fortalecida pela parceria com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), PARAPAZ, Patrulha Maria da Penha, Abrigo de Mulheres, Vara da Violência Doméstica, Promotoria da Mulher e Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal, garantindo acolhimento, orientação, proteção e encaminhamentos necessários às mulheres em situação de violência. 

Leia também:

O Centro Maria do Pará é um dos principais equipamentos dessa rede no município, oferecendo atendimento especializado e acompanhamento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, por meio de uma equipe multiprofissional, assegurando escuta qualificada, orientação e fortalecimento da autonomia feminina. 

A coordenadora do Centro, Raimunda Silva, destaca a importância da denúncia como primeiro passo para a proteção e o rompimento do ciclo da violência: “O Centro Maria do Pará está preparado para acolher, orientar e acompanhar mulheres em situação de violência doméstica. É fundamental que, ao menor sinal de violência, a mulher busque ajuda e denuncie. Nenhuma forma de violência deve ser silenciada”, ressaltou.

A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres, Noemi Moraes, destaca a importância da atuação integrada da rede e do fortalecimento das políticas públicas voltadas às mulheres no município: “O enfrentamento à violência contra a mulher exige uma atuação articulada entre os órgãos e instituições que compõem a rede de proteção. O Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres atua justamente nesse fortalecimento, garantindo que as mulheres tenham acesso à informação, aos serviços e aos seus direitos. Denunciar é um ato de coragem e também um passo fundamental para romper o ciclo da violência”, afirmou Noemi Moraes.

 

Canais de denúncia e atendimento

Durante o Carnaval e ao longo de todo o ano, a rede de proteção do município permanece ativa, reafirma o compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e o enfrentamento à violência de gênero.


As mulheres podem denunciar situações de violência de forma gratuita e sigilosa por meio do Disque 180, que funciona 24 horas por dia, em todo o território nacional, na Deam virtual  deamvirtual.pc.pa.gov.br.


Também é possível buscar atendimento diretamente no Centro Maria do Pará, pelo telefone (93) 99134-8542, ou presencialmente na Rua Magnólia, s/n – Bairro Aeroporto Velho. 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.