A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), foi novamente reconhecida pela excelência na execução da Política Pública da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE). Em razão do desempenho destacado, a Equatorial Energia Pará realizou, nesta terça-feira (10), a entrega de 11 premiações ao município, durante cerimônia realizada no auditório da concessionária.
O reconhecimento é resultado da efetividade das ações desenvolvidas pela gestão municipal, especialmente no que se refere à gestão do benefício, à busca ativa e à atualização cadastral das famílias beneficiárias. As estratégias adotadas têm fortalecido o acesso ao desconto na conta de energia elétrica, assegurando um direito essencial às famílias em situação de vulnerabilidade social.
A premiação decorre do Termo de Aceite do novo modelo de gestão e operacionalização da TSEE, implementado pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), a partir do Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Equatorial Energia Pará e o Governo do Estado.

Ao todo, Santarém recebeu 11 equipamentos, sendo três computadores, três centrais de ar split de 12 mil BTUs, três mesas de escritório com duas gavetas e dois notebooks. Os itens irão reforçar a estrutura de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços ofertados à população.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Santarém, José Maria Tapajós; da secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito; do vice-prefeito Carlos Martins; dos vereadores Alba Leal e Alberto Portela; além das coordenadoras dos Cras, equipes do CAS/CAEC, da Proteção Social Básica e da Gestão do Cadastro Único.

Mais uma vez, Santarém conquistou a primeira colocação entre os municípios da região Oeste do Pará no ranking de adesão à Tarifa Social de Energia Elétrica. O resultado reflete o crescimento expressivo no número de famílias cadastradas e a atualização contínua dos dados no Cadastro Único.
Atualmente, o município possui 100.107 famílias aptas à Tarifa Social de Energia Elétrica. Desse total, 64.416 famílias já possuem adesão ao desconto, enquanto 25.831 ainda estão aptas, mas não cadastradas no benefício.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é destinada às famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal ou beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC). O programa garante descontos significativos na fatura de energia elétrica e contribui diretamente para a melhoria da qualidade de vida da população atendida.
O analista da Gerência de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Regional Oeste, Meciano Feitosa, destacou a importância da atualização cadastral para a ampliação do benefício.
“É muito importante que as famílias procurem o Cadastro Único e, ao realizarem o cadastro, informem a conta contrato. Dessa forma, é feito o cruzamento de dados e o benefício pode ser concedido automaticamente.”
O gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial, Giliard Vaz, enfatizou os resultados da parceria institucional com o município e o impacto direto na ampliação do acesso à Tarifa Social.
“Essa parceria tem como objetivo trazer mais clientes para a Tarifa Social. Esse prêmio será utilizado nos Cras e no CAS/CAEC para potencializar ainda mais esse número. Quem ganha é a população. O cliente de baixa renda que consome até 100 kWh pode chegar a ter 100% de desconto no consumo, pagando apenas taxas. Em alguns casos, uma conta de R$ 60 pode cair para cerca de R$ 3, principalmente para famílias ribeirinhas.”

O prefeito José Maria Tapajós falou sobre o impacto social do benefício no orçamento familiar e na qualidade de vida da população.
“Hoje temos nove Cras funcionando e garantindo atendimento mais rápido às famílias, fortalecendo os resultados na vida de quem mais precisa. O valor que a família deixa de pagar na conta de energia pode ser utilizado para comprar alimento e suprir outras necessidades. Essa parceria fortalece nosso compromisso de fazer os serviços chegarem na ponta, e a população é a principal beneficiada.”

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, observou o trabalho técnico e territorial desenvolvido pelas equipes da assistência social.
“Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, comprometido com a garantia de direitos da população que mais precisa. A Tarifa Social representa dignidade e acesso a um serviço essencial. As equipes realizam esse trabalho em todo o território, nas regiões de rios e planalto, fortalecendo o acesso ao benefício.”
Com informações da Assessoria de Comunicação da Equatorial Energia.
Autor:
Juliana Martins