Com o tema “Mais Democracia, mais Igualdade e mais Conquistas para Todas”, a 5ª Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi realizada nesta sexta-feira (25), no auditório do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).
Promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM), o evento teve como principal objetivo promover, avaliar e propor políticas públicas voltadas à garantia de direitos das mulheres no município, além de assegurar a representatividade de Santarém nas etapas estadual e nacional da Conferência.
Durante a programação, foram debatidos temas como o enfrentamento à violência de gênero, a autonomia econômica, a participação política e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para as mulheres. O evento contou com a participação de representantes da sociedade civil, movimentos sociais e órgãos governamentais, garantindo um espaço plural de escuta e construção coletiva.
Para Maria da Conceição, liderança comunitária do bairro Livramento, a Conferência cumpre um papel essencial. “Este é um momento em que podemos apresentar nossas demandas, construir soluções coletivas e garantir que as políticas públicas realmente atendam às necessidades das mulheres santarenas, principalmente aquelas em situação de maior vulnerabilidade.”
Além dos debates, a Conferência também ainda contou com uma palestra magna com a Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Márcia Jorge, além da escolha das delegadas que representarão Santarém na Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, ampliando a voz e as pautas locais nos espaços de decisão.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou a importância do encontro para fortalecer ações no município. “A Conferência é um espaço democrático onde escutamos a sociedade, construímos propostas e definimos prioridades para que as políticas públicas avancem, especialmente no enfrentamento à violência e na promoção da igualdade de oportunidades para todas as mulheres.”
A presidente do CMDM, Noemi Moraes, reforçou o caráter participativo do encontro. “É um momento de escuta e construção coletiva. As propostas que surgirem aqui vão ajudar a transformar a realidade das mulheres de Santarém, levando suas vozes até os espaços de decisão estadual e nacional.”
A conferência contou com a presença da deputada estadual Maria do Carmo e do vereador Joziel Colares.