A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Maracanã, promoveu entre os dias 2 e 4 de julho a Colônia de Férias destinada a 30 crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). As atividades aconteceram na Arena Muiraquitã e ofereceram um ambiente seguro, supervisionado e cheio de diversão para os participantes durante o período de recesso escolar.
A iniciativa teve como objetivo proporcionar lazer, socialização e afastar os jovens das telas e de ambientes inseguros, além de reforçar os laços com o equipamento social. Durante os três dias, os participantes vivenciaram dinâmicas lúdicas, jogos, oficinas e momentos de integração.
A coordenadora do Cras Maracanã, Juliana Fialho, destacou a importância da ação. “Proporcionamos a elas um ambiente seguro e supervisionado, para proporcionar lazer, diversão e socialização durante as férias escolares, retirando um pouco a criança e o adolescente da frente das telas e de situações que possam causar algum tipo de insegurança aos mesmos. Além disso, fortalecer os vínculos delas com o CRAS durante esse período”, explicou.
A adolescente Camile Trindade Viana, 13 anos, usuária do SCFV, contou sua experiência. “Participei do programa Colônia de Férias. Minha experiência foi muito divertida. Eu gostei muito das brincadeiras. Eu aprendi coisas que eu não sabia e também eu fiz muitas amizades”, disse animada.
A titular da Semtras, Celsa Brito, também ressaltou o valor da iniciativa para o desenvolvimento das crianças. “Ações como a Colônia de Férias são fundamentais para garantir o direito ao lazer, à proteção e ao desenvolvimento social das nossas crianças. Além de reforçar os vínculos com o serviço, proporcionamos momentos que ficam na memória afetiva dos nossos usuários, o que é essencial para uma infância saudável e protegida”, afirmou Celsa.