1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Santarém intensifica ações pelos 19 anos da Lei Maria da Penha
Santarém intensifica ações pelos 19 anos da Lei Maria da Penha Autor: Desconhecido

Santarém intensifica ações pelos 19 anos da Lei Maria da Penha

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Campanha Agosto Lilás promove palestras e mobilizações para ampliar a conscientização e fortalecer a rede de proteção às mulheres no município.

Com o tema “Sua denúncia salva uma mulher”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está promovendo, ao longo do mês de agosto, a campanha Agosto Lilás, que percorre escolas, empresas, canteiros de obras e comunidades urbanas e ribeirinhas. O objetivo é mobilizar a sociedade, divulgar os canais de acolhimento e denúncia, além de ampliar o alcance das políticas públicas de proteção às mulheres.

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que a campanha é uma ação estratégica para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero.

“A Campanha Agosto Lilás reforça nosso compromisso institucional com a construção de uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres. Ao longo do mês, estaremos presentes em diversos espaços levando informação e sensibilização para prevenir e combater todas as formas de violência.”

A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Noemi Moraes, ressaltou que o trabalho educativo contribui para a efetividade da Lei Maria da Penha no município.

“Estamos levando o enfrentamento da violência a todos os espaços. O conhecimento é uma forma de proteção e, quando a sociedade compreende os tipos de violência, aprende também a reconhecer, acolher e denunciar.”

As ações iniciais da campanha já contemplaram 160 estudantes da Escola Diocesana São Francisco, que participaram de palestra sobre os tipos de violência e os procedimentos de denúncia. O estudante Bernardo Figueira, 17 anos, afirmou.

“É uma luta necessária para desconstruir a violência que está enraizada na nossa história e no nosso comportamento como sociedade.”

A aluna Flávia Tamile, também de 17 anos, reforçou a importância da informação.

“Muitas mulheres não denunciam por medo ou falta de conhecimento. Com essas campanhas, aprendemos como agir e como ajudar outras mulheres.”

O trabalho educativo também chegou ao canteiro de obras do empreendimento Sammer Ville, reunindo 30 trabalhadores. Para o engenheiro Henrique Taveira, 28 anos, a iniciativa é fundamental.

“É importante falar com os homens sobre esse tema, principalmente nesses espaços, para que essa realidade mude nas próximas gerações.”

A operária Roberlane Rodrigues, 35 anos, avaliou positivamente a ação.

“Foi muito edificante. A gente vive situações de brincadeiras que, na verdade, escondem violências. Hoje, com essa palestra, consigo identificar melhor e até orientar os colegas.”

A campanha Agosto Lilás é respaldada pela Lei Municipal nº 21.454/2021, de autoria da vereadora Alba Leal, e reafirma o compromisso do município de Santarém com a promoção e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e valorização das mulheres.

Canais de denúncia:
📞 Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (gratuito e anônimo)

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.