Com o tema “Sua denúncia salva uma mulher”, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), está promovendo, ao longo do mês de agosto, a campanha Agosto Lilás, que percorre escolas, empresas, canteiros de obras e comunidades urbanas e ribeirinhas. O objetivo é mobilizar a sociedade, divulgar os canais de acolhimento e denúncia, além de ampliar o alcance das políticas públicas de proteção às mulheres.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, destacou que a campanha é uma ação estratégica para a prevenção e o enfrentamento da violência de gênero.
“A Campanha Agosto Lilás reforça nosso compromisso institucional com a construção de uma cidade mais justa, segura e igualitária para todas as mulheres. Ao longo do mês, estaremos presentes em diversos espaços levando informação e sensibilização para prevenir e combater todas as formas de violência.”
A coordenadora do Núcleo de Políticas Públicas para Mulheres e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), Noemi Moraes, ressaltou que o trabalho educativo contribui para a efetividade da Lei Maria da Penha no município.
“Estamos levando o enfrentamento da violência a todos os espaços. O conhecimento é uma forma de proteção e, quando a sociedade compreende os tipos de violência, aprende também a reconhecer, acolher e denunciar.”
As ações iniciais da campanha já contemplaram 160 estudantes da Escola Diocesana São Francisco, que participaram de palestra sobre os tipos de violência e os procedimentos de denúncia. O estudante Bernardo Figueira, 17 anos, afirmou.
“É uma luta necessária para desconstruir a violência que está enraizada na nossa história e no nosso comportamento como sociedade.”
A aluna Flávia Tamile, também de 17 anos, reforçou a importância da informação.
“Muitas mulheres não denunciam por medo ou falta de conhecimento. Com essas campanhas, aprendemos como agir e como ajudar outras mulheres.”
O trabalho educativo também chegou ao canteiro de obras do empreendimento Sammer Ville, reunindo 30 trabalhadores. Para o engenheiro Henrique Taveira, 28 anos, a iniciativa é fundamental.
“É importante falar com os homens sobre esse tema, principalmente nesses espaços, para que essa realidade mude nas próximas gerações.”
A operária Roberlane Rodrigues, 35 anos, avaliou positivamente a ação.
“Foi muito edificante. A gente vive situações de brincadeiras que, na verdade, escondem violências. Hoje, com essa palestra, consigo identificar melhor e até orientar os colegas.”
A campanha Agosto Lilás é respaldada pela Lei Municipal nº 21.454/2021, de autoria da vereadora Alba Leal, e reafirma o compromisso do município de Santarém com a promoção e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção e valorização das mulheres.
Canais de denúncia:
📞 Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher (gratuito e anônimo)