Imagine chegar a uma praia de areia fina e água cristalina que permanece exuberante em qualquer época. Assim é Tucumã, comunidade ribeirinha situada na margem direita do Rio Arapiuns, dentro da Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, em Santarém (PA). Diferente de outras regiões amazônicas, onde a cheia cobre as praias, ali o balneário natural é constante. No último sábado, 10, a equipe da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), visitou o local para conhecer de perto os atrativos e fortalecer o turismo de base comunitária com capacitações e projetos sustentáveis.
Para o presidente da comunidade, Evaldo Santos, a praia é o principal cartão-postal de Tucumã.
“Nosso maior diferencial é esse, a praia está sempre aqui. Nunca desaparece. Em qualquer época do ano, o cenário é lindo e acolhedor. Isso nos enche de orgulho”, destaca.
Mas não é apenas a paisagem que impressiona. Tucumã tem se organizado para fortalecer o turismo com base na valorização da cultura local, especialmente por meio do artesanato. A coordenadora do projeto turístico, Lidiane Cardoso, explica que o trabalho manual é uma das principais fontes de sustento das famílias.
“Produzimos biojoias de látex, mas o trançado da palha de tucumã é o nosso carro-chefe. Está presente no dia a dia da comunidade. Mesmo quando não conseguimos vender localmente, enviamos para outras comunidades ou para a cidade. O artesanato é como a farinha: nunca falta nas nossas casas”, afirma.
A tradição é mantida por dois grupos comunitários — Tranças e Trançados e Trançados do Tucumã — e ganha ainda mais significado com a presença de Dona Maximiana da Conceição, de 86 anos, considerada a artesã viva mais antiga do Arapiuns.
A comunidade também aposta na diversificação de experiências para os visitantes. Um dos projetos em andamento une atividades como canoagem e trilhas ecológicas, com foco no turismo de aventura.
“Queremos que Tucumã se torne referência em turismo esportivo. Já testamos um percurso de canoa e foi um sucesso. Agora, queremos investir em canoas coloridas e ampliar o roteiro. O visitante pode escolher entre a trilha, a canoagem ou combinar as duas, já que uma complementa a outra”, explica Lidiane.
A trilha, com 540 metros de extensão, atravessa a floresta até igarapés de águas claras, ideais para banho e contemplação. Já o trajeto de canoa, com cerca de 25 minutos, oferece uma imersão nos cenários ribeirinhos do Arapiuns.
Ao entardecer, a praia se transforma em palco para vivências tradicionais, como a pesca artesanal, em que o jaraqui é o peixe mais comum, e a piracaia, com peixes assados à beira do rio.
Outro atrativo é o redário, construído recentemente em um ponto privilegiado com vista panorâmica para o rio. Ainda em fase de finalização, o espaço já impressiona pela beleza e originalidade. Com dois andares, oferece uma área superior que amplia a paisagem e proporciona uma experiência ainda mais acolhedora. Totalmente artesanal, foi feito com palha e materiais que remetem à identidade da comunidade. Fica a poucos passos da praia e é o lugar ideal para descansar e se reconectar com a natureza.
A juventude também movimenta o turismo local. Alexandra Costa, 31 anos, e seu irmão Odilam, 23, ambos indígenas Arapiuns, lideram o grupo Tranças e Trançados e atuam como guias em trilhas que levam a igarapés próximos. O acesso a uma das áreas é feito por uma travessia de bajara que dura cerca de cinco minutos.
Com cerca de 340 moradores distribuídos em 68 famílias, Tucumã é exemplo de organização comunitária e hospitalidade. Os próprios moradores conduzem as atividades, cuidam dos espaços e promovem o turismo com base no respeito, na sustentabilidade e na valorização das tradições.
A Semtur atua em diversas frentes para fortalecer o turismo nas comunidades da região, com capacitações, apoio técnico e incentivo a novos projetos. Tucumã, com sua natureza preservada e riqueza cultural, desponta como um destino promissor que une beleza, tradição e acolhimento.
O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, destacou o potencial da localidade.
“Este é um dos lugares mais bonitos do Arapiuns. A comunidade está se estruturando com muito cuidado e tem tudo para se consolidar como referência em turismo de base comunitária. A praia é um espetáculo à parte, visível mesmo na cheia. Viemos ouvir os moradores, conhecer os atrativos de perto e oferecer apoio com formações e projetos. Aqui já é um sucesso”, afirmou.