1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Festival Gastronômico e Cultural de Vila Socorro fortalece turismo de base comunitária no Lago Grande
Festival Gastronômico e Cultural de Vila Socorro fortalece turismo de base comunitária no Lago Grande Autor: Semtur

Festival Gastronômico e Cultural de Vila Socorro fortalece turismo de base comunitária no Lago Grande

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Evento incentivou a geração de renda e marcou um novo capítulo no desenvolvimento na região ribeirinha.

Nos dias 1º, 2 e 3 de agosto, a comunidade de Vila Socorro, conhecida como a “princesinha do Lago Grande”, viveu momentos de celebração e fortalecimento da identidade ribeirinha com a realização do 1º Festival Gastronômico e Cultural. O evento reuniu música, danças, comidas típicas, artesanato e ações formativas, com o objetivo de impulsionar o turismo de base comunitária, valorizar os saberes locais e ampliar as oportunidades de renda para os moradores.

 

 

A programação contou com apresentações de carimbó, boi-bumbá, danças folclóricas, concurso da rainha do festival, além de uma feira com barracas de comidas regionais e peças artesanais produzidas na própria comunidade. Artistas e artesãos locais, bem como convidados da cidade de Santarém e de comunidades vizinhas, animaram o público durante os três dias.

Promovido pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o festival foi fruto de uma articulação conjunta entre poder público e comunidade. A iniciativa contou com o apoio do vereador Júnior Tapajós, da Associação de Moradores de Vila Socorro e de diversas secretarias e instituições, como SEMG, SEMMA, SEMTRAS, SEMED, APRUSAN, Polícia Militar (3º BPM), CPR-1 e DPA.

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, enfatizou o potencial turístico do interior e o papel do evento na valorização das comunidades ribeirinhas:

“Santarém tem muitos atrativos, e nosso objetivo é mostrar todo esse potencial. Quando escolhemos realizar o festival em Vila Socorro, a proposta era ampliar o olhar para além do que as pessoas já conhecem. Temos muito mais a oferecer.”

O presidente da comunidade, Orleans Carvalho, destacou o sentimento de pertencimento que o festival despertou:

“Essa festa é o reflexo da força e da união do nosso povo. É uma forma de mostrar ao mundo o valor da nossa história, da nossa arte e da nossa culinária.”

 

 

Moradora de Vila Socorro, Márcia Freire também avaliou positivamente a realização do evento:

“Achei tudo muito interessante. Acredito que, se continuar nos próximos anos, esse festival vai se tornar parte do calendário cultural da comunidade. As danças de outros lugares deixaram tudo ainda mais bonito e ajudaram a movimentar a economia local. A culinária foi um espetáculo à parte, muitos pratos deliciosos!”

Além de promover lazer e cultura, o festival também representou a etapa prática de um processo formativo realizado pela Semtur junto à comunidade, com cursos voltados ao turismo de base comunitária e à culinária regional. Segundo a coordenadora de Planejamento da secretaria, Ediane Lavor, o evento foi uma oportunidade concreta de aplicar os conhecimentos adquiridos e avaliar seu impacto direto:

“A comunidade participou de capacitações em áreas estratégicas, e o festival foi pensado justamente para colocar esse aprendizado em prática. Pudemos ver o comprometimento de todos em fazer acontecer. Isso nos enche de orgulho.”

A expectativa agora é que o Festival Gastronômico e Cultural entre para o calendário oficial do município, consolidando Vila Socorro como um destino turístico e cultural no coração do Lago Grande.

Ediane Lavor também destacou o papel do festival na valorização da cultura local e na integração entre comunidades ribeirinhas:

“Que este festival seja apenas o começo de uma nova era para o turismo e a cultura de Vila Socorro! Além de fortalecer a identidade cultural da comunidade, o evento também foi importante para unir as comunidades vizinhas. Tivemos a participação de grupos de dança do Jacarezinho, Jacaré do São João e Lago da Praia. Isso mostra que o festival foi um elo entre Vila Socorro e as demais localidades do entorno. Essas comunidades se sentiram parte de um processo coletivo de turismo de base comunitária. Foi um momento em que puderam mostrar seus talentos, suas tradições e seus costumes a um público mais amplo e isso é muito importante.”

Mais imagens...

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.