1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Caravana com 360 turistas do Amazonas movimenta o Centro de Artesanato Cristo Rei
Caravana com 360 turistas do Amazonas movimenta o Centro de Artesanato Cristo Rei Autor: Katrine Bentes/ CCOM

Caravana com 360 turistas do Amazonas movimenta o Centro de Artesanato Cristo Rei

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Maioria dos visitantes está em Santarém pela primeira vez e destaca cultura, segurança e belezas naturais.

Uma caravana formada por oito ônibus, com cerca de 360 turistas vindos do estado do Amazonas, visitou na manhã desta terça-feira (6) o Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei, em Santarém. A ação integra o roteiro turístico do grupo, que contempla pontos históricos, culturais e comerciais. Para a maioria dos visitantes, esta é a primeira experiência no município.

O guia de turismo Antônio Rubem, responsável por conduzir a caravana, ressaltou o entusiasmo em apresentar Santarém aos visitantes.

“A maioria está vindo a Santarém pela primeira vez. Já visitamos Alter do Chão e seguimos para outros pontos turísticos da região. Mostrar a história, a cultura e o modo de vida da cidade é sempre muito gratificante, principalmente para quem ainda não conhece a região. Hoje estamos aqui no Centro de Artesanato oferecendo aos turistas a oportunidade de adquirir lembranças e presentes a preços acessíveis. Aqui é muito bom, porque há uma variedade de peças regionais”, destacou.

Os turistas chegaram à região pelo rio e passeiam pela cidade em caravana. A iniciativa contribui diretamente para o aquecimento da economia, especialmente nos setores de artesanato, hospedagem, comércio e serviços, além de fortalecer Santarém como destino turístico estratégico na Amazônia.

Entre os turistas, a aposentada Maria do Socorro, que veio de Manaus, compartilhou a experiência positiva da primeira visita à cidade.

“Estou gostando muito de Santarém. As praias chamam muita atenção, a cidade é bonita, grande e organizada. A Orla foi algo que me surpreendeu, é diferente de tudo que eu já tinha visto. Há muitos bares e espaços de convivência. A experiência está sendo muito boa. E agora vou comprar ímãs de geladeiras que prometi para minha família que não pode vir”, afirmou.

O turista Paulo Roberto ressaltou a receptividade e a sensação de segurança durante a viagem.

“A cidade é tranquila e segura, fomos muito bem recebidos. A gente escuta muitas coisas antes de viajar, mas a realidade é totalmente diferente. Vim com um pouco de receio, mas hoje estou tranquilo. A segurança é nota 10. As praias são incríveis. Estou encantado e com certeza vou voltar”, disse.

Gerenciado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), o Centro de Artesanato do Tapajós – Cristo Rei é reconhecido por valorizar o artesanato local e os pequenos empreendedores. Em períodos de maior fluxo turístico, o espaço se consolida como um polo de criatividade, cultura, sustentabilidade e geração de renda para o município.

De acordo com o chefe da Divisão de Políticas Públicas da Semtur, Nixon Ferreira, um receptivo especial foi organizado para receber o grupo de turistas.

“O Cristo Rei se preparou para receber os turistas com apresentação de um grupo de carimbó, exposição fotográfica e a comercialização de lembranças e presentes nos estandes dos artesãos locais. Temos uma grande diversidade de produtos, como peças de palha de tucumã, cuias, biojoias, colares e pulseiras, além da gastronomia regional. Essa caravana é uma oportunidade para o visitante conhecer nossos pontos turísticos, mas também vivenciar a cultura, a história e contribuir para o fortalecimento da economia criativa de Santarém, especialmente nesse período de férias”, explicou.

O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 15h. Está localizado na Avenida Barão do Rio Branco, nº 375, no Centro de Santarém, entre as avenidas São Sebastião e Rui Barbosa. O espaço reúne 14 estandes com artesanato produzido a partir de matérias-primas naturais, como palha de tucumã, cuias, sabonetes, velas e outros itens que contam a história e refletem a identidade amazônica.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.