Santarém avança de forma consistente no turismo internacional e se consolida como um dos principais destinos amazônicos na rota dos cruzeiros, impulsionada por sua localização estratégica numa região de rios de água doce com condições adequadas para a navegação de grandes embarcações. Em 2025, o município recebeu 11 navios, número superior ao registrado em 2024, com nove, e em 2023, quando foram contabilizados cinco.
Enquanto isso, a expectativa para 2026 é positiva. Os dados são da Rio Tapajós Operações Portuárias, concessionária responsável pela administração dos Terminais Hidroviários de Santarém Joaquim da Costa Pereira, Santana do Tapará e Alter do Chão, além dos píeres da Orla da cidade.
Para Carlos Alexandre de Carli, diretor executivo da Concessionária Rio Tapajós Operações Portuárias, o crescimento está diretamente ligado à vocação natural de Santarém para o modal hidroviário.
“De forma geral, o município de Santarém tem um perfil fantástico para o modal hidroviário. Estamos observando um crescimento exponencial na movimentação de passageiros”, destaca.
Segundo o diretor, o desempenho também está relacionado a um novo planejamento do mercado internacional de cruzeiros.
“Existe um plano do mercado de cruzeiros para uma nova rota Sul do Caribe–Amazônia. Essa experiência amazônica será um pouco mais curta, utilizando a nova infraestrutura de Belém, permanecendo no Pará e retornando ao Caribe. Essa nova rota não representa menos tempo de estadia em Santarém. Pelo contrário, pode gerar um acréscimo significativo no fluxo de passageiros”, explica.
Leia também:
A expectativa da concessionária é de um crescimento ainda mais robusto nos próximos anos: “Com essa nova rota, estimamos um acréscimo de até 50% a partir das temporadas de 2027 e 2028. Esse roteiro já está sendo comercializado, e os impactos devem ser sentidos de forma intensa nas próximas temporadas”, projeta.
Alexandre também destacou a importância da presença estratégica da empresa em eventos internacionais do setor.
“Em abril, estaremos no SeaTrade, em Miami, um dos maiores eventos mundiais do turismo de cruzeiros, onde acontecem as negociações da nova rota que está sendo comercializada. A presença no evento, por meio da Embratur, é fundamental para consolidar Santarém nesse novo cenário.”
Para o secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, Santarém ocupa uma posição estratégica no mapa da Região Norte.
“Geográfica e estrategicamente, o município está muito bem localizado, entre duas capitais da Amazônia, sob forte influência do rio Amazonas e com um apelo turístico singular. Por essa razão, temos percebido que os roteiros de navios de bandeira estrangeira vêm, cada vez mais, incluindo Santarém como uma alternativa atrativa. Essa rota, que conecta o sul do Caribe à Amazônia, reforça ainda mais a nossa condição como destino turístico. Enxergamos com bons olhos a possibilidade de Santarém integrar esse circuito, ao lado de Belém, e estamos na expectativa de grandes oportunidades e negócios no futuro.”
Com crescimento consistente, novas rotas internacionais e investimentos no modal hidroviário, Santarém fortalece sua posição como porta de entrada do turismo internacional na Amazônia, conectando o Tapajós ao mundo.
Autor:
Semtur/Arquivo