1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Cultura
  4. Programação do Circuito Tapajônico de Carnaval 2026 é anunciada em coletiva no Teatro Victória
Programação do Circuito Tapajônico de Carnaval 2026 é anunciada em coletiva no Teatro Victória Autor: Caio Lobato/ CCOM

Programação do Circuito Tapajônico de Carnaval 2026 é anunciada em coletiva no Teatro Victória

Weldon Luciano
Publicado em - Atualizado
Evento apresentou atrações nacionais e regionais, fortalecimento dos blocos e medidas de segurança para os quatro dias oficiais de folia em Santarém.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SEMC), realizou nesta terça-feira (3) a entrevista coletiva de anúncio da programação oficial do Circuito Tapajônico de Carnaval 2026, no Teatro Victória.

O encontro reuniu gestores públicos, representantes da segurança pública, artistas, produtores culturais e profissionais da imprensa para apresentar os destaques da festa, que neste ano chega ainda mais ampla, organizada e distribuída por diferentes pontos da cidade.

Entre as atrações confirmadas estão três grandes shows, com destaque para a banda Fruta Quente, tradicional na cena musical regional; a cantora manauara de axé Vanessa Auzier; e a atração nacional Marília Tavares.

Durante a coletiva, o prefeito José Maria Tapajós destacou o crescimento e o fortalecimento do carnaval santareno.

“O carnaval ampliou, ficou mais forte. Os blocos se reorganizaram, alguns se juntaram. A gente percebe que está todo mundo nessa iniciativa de torná-lo ainda mais forte e mais vivo. Eu vejo uma Santarém mais aquecida para o carnaval. Este ano, por exemplo, já tem um mês que as pessoas estão realizando eventos de pré-carnaval, e eles estão lotados. Então, eu espero um grande carnaval para este ano.”

A secretária municipal de Cultura, Priscila Castro, reforçou que o Circuito Tapajônico foi criado para reorganizar o carnaval da cidade e que, em 2026, retorna mais estruturado e alinhado com os fazedores de cultura.

“O Circuito Tapajônico de Carnaval foi criado no ano passado para reformular o carnaval da cidade, e este ano ele volta com mais força, mais sólido, com mais blocos e artistas envolvidos. Nós teremos atração nacional e regional, mas, sobretudo, o destaque e a valorização dos artistas da nossa cidade.”

Ela também destacou os números do evento.

“O maior investimento do município é nos blocos dos bairros, nos blocos do interior e nos blocos da orla de Santarém e da orla de Alter do Chão. São mais de 45 blocos cadastrados e mais de 40 bandas locais participando de todo esse processo. Serão quatro dias oficiais de programação, de 14 a 17 de fevereiro.”

Medidas de segurança

A Polícia Civil do Pará publicou portaria que proíbe a comercialização e o uso de bebidas em vasilhames de vidro em todos os eventos que integram o Circuito Tapajônico de Carnaval.

O delegado Herbert Farias explicou que a medida tem como objetivo garantir um carnaval mais seguro.

“Existe uma preocupação constante em realizar não só um carnaval bonito e alegre, mas também seguro. Por isso, foi expedida uma portaria proibindo a venda de bebida alcoólica em vasilhame de vidro nos locais onde ocorrerá o circuito de carnaval promovido pela Prefeitura de Santarém.”

Ele acrescentou que a portaria será apresentada a estabelecimentos comerciais, vendedores ambulantes e pessoas credenciadas pela Secretaria Municipal de Cultura, tanto em Santarém quanto em Alter do Chão.

Com programação ampliada, valorização dos artistas locais, fortalecimento dos blocos e medidas de segurança reforçadas, o Circuito Tapajônico de Carnaval 2026 se consolida como um dos maiores eventos culturais do oeste do Pará, prometendo quatro dias de festa, diversidade e celebração da identidade amazônica.

Circuito Tapajônico de Carnaval

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Santarém adota o modelo de carnaval descentralizado, criado para fortalecer, organizar e ampliar a folia no município, valorizando tanto os grandes polos quanto os territórios onde a cultura nasce e se sustenta.

A programação principal acontece na orla de Santarém e na vila de Alter do Chão, reunindo shows, blocos, trios elétricos e atrações regionais e nacionais.

Além desses polos, o Circuito também se estende para bairros e comunidades, com apoio direto aos blocos locais, garantindo que o carnaval chegue a diferentes regiões da cidade. A iniciativa fortalece a cultura de base, estimula a economia criativa e amplia o acesso da população à festa.

O Circuito Tapajônico é um movimento de valorização da identidade cultural, da diversidade e da ocupação democrática dos espaços públicos durante o carnaval.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.