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XXI Festival do Charutinho supera expectativas com mais de uma tonelada de pescado vendido e arrecadação de R$ 350 mil Autor: Caio Lobato - CCOM

XXI Festival do Charutinho supera expectativas com mais de uma tonelada de pescado vendido e arrecadação de R$ 350 mil

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Tradição, culinária ribeirinha e turismo sustentável atraem mais de 30 mil visitantes à praia do Eixo-Forte.

O XXI Festival Gastronômico do Charutinho superou todas as expectativas de público e faturamento. Realizado de 14 a 16 de novembro, na Praia de Ponta de Pedras, no Eixo-Forte, a cerca de 36 km de Santarém, o evento reuniu aproximadamente 30 mil visitantes, o dobro do previsto, e movimentou mais de R$ 350 mil.

Ao longo dos três dias, foram comercializados mais de 1 tonelada de charutinho, peixe típico do Rio Tapajós e símbolo da culinária ribeirinha que dá nome ao festival. Tradicionalmente servido frito com farinha, limão e tucupi, o prato segue disponível nos restaurantes da comunidade durante todo o ano.

 

 

Criado em 2002, o festival reforça o empreendedorismo local e a identidade cultural da região. “Esse evento aqui é fruto do trabalho coletivo de dezenas de famílias que vivem da pesca, do turismo e da culinária. Cada edição é uma oportunidade de mostrar o que temos de melhor”, destacou Edson Silva dos Santos, presidente da Associação de Moradores de Ponta de Pedras.

 

A abertura ocorreu na sexta-feira, com missa comunitária e bênção aos participantes. No sábado, houve visita de autoridades, gincanas, atividades culturais e shows de Samuel Costa, Rogginho e Banda e Forró Ki Babado. A programação também incluiu o tradicional desfile da Miss Charutinho, que este ano coroou Mayara Beatriz Tapajós, moradora da comunidade.

 

 

O domingo foi marcado por atividades esportivas do Circuito Esportivo de Verão da Semjel, com torneios de futebol de areia, vôlei e aulas de zumba. Visitantes ainda puderam degustar pratos amazônicos à base de charutinho preparados pela turma de Gastronomia da Uepa e conhecer o projeto “Amigo do Visitante”, da EETEPA Santarém. O encerramento contou com apresentações de Amigos da Diretoria, Izellon e Banda e Amazon Beach.

Segundo a organização, o festival reuniu 26 empreendimentos, gerando cerca de 235 empregos diretos e indiretos.

“O Festival do Charutinho mostra como o turismo comunitário pode gerar desenvolvimento com base na cultura e na sustentabilidade. É um exemplo de organização e valorização das tradições locais”, ressaltou Emanuel Júlio Leite, secretário municipal de Turismo (Semtur).

 

O evento foi realizado pela Associação de Moradores de Ponta de Pedras e pelo Grupo de Microempreendedores Comunitários, com apoio do Banco Sicredi, Chalés Ponta de Pedras, Famep, deputada Maria do Carmo, Oticell, Projetar Empreendimentos, R. Branco Engenharia, restaurante Carijó da Serra, Brauvida Corretora de Seguros, Silvio de Oliveira, Pousada Ponta de Pedras, restaurante Nativa, Solar Coca-Cola, Acesso Net, vereador Alaércio Cardoso e Prefeitura de Santarém, por meio das secretarias de Turismo (Semtur), Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), Cultura (Semc), Agricultura e Pesca (Semap), Urbanização e Serviços Públicos (Semurb), Meio Ambiente (Semma) e Saúde (Semsa).

 

 

“O município apoiar um evento comunitário em um lugar tão bonito como este merece todo nosso aplauso. Além de gerar renda, valoriza os produtos locais e fortalece o sentimento de pertencimento”, afirmou o visitante Roberto Branco.

 

“O Festival do Charutinho reafirma a força da nossa cultura ribeirinha e o potencial de Ponta de Pedras para crescer com turismo e desenvolvimento sustentável. Este ano geramos renda, movimentamos a economia local e celebramos nossa identidade. Agradeço a todos que fizeram parte dessa festa que já é patrimônio do nosso povo," Pontua o prefeito de Santarém, José Maria Tapajós.

Com foco em crescimento, Fabrícia Pedroso, uma das coordenadoras da organização, adianta que as expectativas para 2026 são ainda maiores.

“Queremos ampliar a divulgação, fortalecer a parceria entre comunidade e prefeitura, trazer atrações de fora, incentivar as artesãs com apoio prévio e valorizar ainda mais os grupos folclóricos, tanto da comunidade quanto de Santarém.”

 

 

 

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