Empreendedores do município de Barcelos, no Amazonas, estiveram em Santarém para uma imersão de três dias em Alter do Chão, onde conheceram de perto as boas práticas desenvolvidas por catraeiros, barraqueiros e lancheiros da Associação de Turismo Fluvial de Alter Do Chão (Atufa). A iniciativa, articulada pelo Sebrae Amazonas, por meio do Programa Cidade Empreendedora, teve como foco o aprendizado prático sobre turismo sustentável e gestão comunitária.
A visita técnica fez parte de uma expedição de benchmarking — termo utilizado para designar a observação e o intercâmbio de boas práticas entre regiões ou instituições. O grupo de Barcelos, que atua na Praia Grande e principalmente no segmento de pesca esportiva, escolheu Alter do Chão como destino por enxergar semelhanças entre os serviços turísticos das duas localidades.
Durante a programação, os empreendedores participaram de rodas de conversa, visitas guiadas e momentos de observação direta das atividades realizadas pelos trabalhadores locais. Eles acompanharam o dia a dia dos catraeiros, conheceram a rotina dos barraqueiros e lancheiros e conversaram com representantes do conselho comunitário de Alter do Chão.
O secretário municipal de Turismo (Semtur) de Santarém, Emanuel Júlio Leite, destacou que a visita reforça o papel do município como referência em turismo de base comunitária.“É uma oportunidade de mostrar como o trabalho integrado entre poder público, empreendedores e comunidade fortalece o desenvolvimento local e inspira outros destinos" .
A visita técnica integrou momentos de troca de experiências, aprendizado e imersão cultural. A comitiva de Barcelos percorreu pontos turísticos e conheceu iniciativas sustentáveis apoiadas pela Semtur e por associações locais, vivenciando na prática como o turismo pode ser um motor de desenvolvimento econômico e social.
Entre os participantes estava Frank Rodrigues, gestor do Projeto Atendimento Territorial Rio Negro, que destacou a importância da iniciativa. “Estamos com uma equipe de empreendedores do município de Barcelos em Alter do Chão, participando do Programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae Amazonas. Esta visita técnica tem o objetivo de proporcionar aos empreendedores de Praia Grande e Barcelos a oportunidade de conhecer boas práticas locais, além de aprender mais sobre gestão, organização e disciplina. Está sendo uma experiência muito positiva.”
A empreendedora Márcia Maia, também integrante da comitiva, ressaltou o quanto a experiência tem sido enriquecedora para o grupo. “Estou participando de uma visita técnica promovida pela Prefeitura de Barcelos, com o apoio do nosso prefeito Radinho, em parceria com o Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora. Estou aqui em Alter do Chão com o intuito de adquirir novas experiências, e está sendo uma troca muito válida e proveitosa. Aqui podemos observar diferentes formas de trabalho e de atendimento que podemos aplicar em Barcelos. Achei muito interessante, por exemplo, a forma como as barraquinhas se organizam, revezando nos dias da semana. Está sendo uma experiência muito enriquecedora.”