1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Semtur visita quatro comunidades e prepara expansão do Turismo de Base Comunitária em Santarém
Semtur visita quatro comunidades e prepara expansão do Turismo de Base Comunitária em Santarém Autor: Divulgação Semtur

Semtur visita quatro comunidades e prepara expansão do Turismo de Base Comunitária em Santarém

Katrine Bentes
Publicado em - Atualizado
Igarapé-Açu, Cuipiranga, Arimum e Kuracy recebem equipe técnica para diagnóstico e planejamento das ações previstas para 2026.

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), iniciou uma nova etapa de fortalecimento do Turismo de Base Comunitária (TBC) no município, com visitas técnicas realizadas ao longo deste mês às comunidades de Igarapé-Açu (na região de várzea), Cuipiranga, Arimum e Kuracy, no Arapiuns. O objetivo foi identificar o potencial turístico de cada território e, em diálogo direto com os moradores, construir estratégias para ampliar a visibilidade dos atrativos locais. Para 2026, a Semtur já planeja ações de capacitação e a continuidade dos diagnósticos nessas áreas.

O secretário Municipal de Turismo, Emanuel Júlio Leite, que acompanhou as visitas, ressaltou que cada local possui uma vocação turística própria que pode ser fortalecida.

“Igarapé-Açu tem grande potencial para o turismo de natureza, com observação de animais, além do turismo gastronômico, com seus três restaurantes, e do turismo esportivo, com trilhas na estiagem e rotas de remada durante a cheia. Cuipiranga se destaca pelo turismo histórico e cultural, especialmente pela memória da Cabanagem. Kuracy atrai pelas praias do Arapiuns e pelo artesanato local. Já Arimum desenvolve o turismo de cura, com práticas tradicionais. Essas comunidades oferecem um conjunto diverso de experiências, sempre tendo o comunitário como protagonista. É muito gratificante ver a empolgação dos moradores com os projetos de TBC, que vão gerar renda e sustento para as famílias”, destacou.

A visita ao Igarapé-Açu foi realizada após solicitação encaminhada pelo vereador Biga Kalahare (PT), que apresentou as demandas da comunidade à Secretaria. O diagnóstico inicial apontou potencial para atividades turísticas durante todo o ano: na estiagem, trilhas bastante utilizadas por ciclistas; e, no período da cheia, rotas de remada. A biodiversidade local - com a observação de aves, macacos, preguiças e outras espécies - reforça os atrativos, assim como os restaurantes Tica, Jacaré e Pôr do Sol. Outro diferencial é o posicionamento estratégico da comunidade, localizada em frente à cidade.

No Arapiuns, Kuracy e Arimum apresentam potenciais que se complementam. Em Kuracy, destacam-se os atrativos naturais e culturais, com forte apelo para o turismo de praia e para o artesanato em palha de tucumã. Já a comunidade do Arimum, na localidade do Macaco, desenvolve há alguns anos práticas relacionadas ao chamado “turismo de cura”, com forte dimensão cultural e espiritual. Entre os atrativos estão banhos de cheiro, benzições, "puxada de mãe", trilhas curtas, igarapés, artesanato, passeio de canoa e áreas de praia. Mesmo com estrutura ainda modesta, os territórios já recebem visitantes e buscam ampliarem sua profissionalização.

Em Cuipiranga, a equipe observou um território marcado pela combinação entre memória histórica e beleza natural. Localizada às margens do rio Arapiuns, a comunidade preserva importantes referências da Cabanagem e oferece paisagens ribeirinhas, áreas de mata e espaços comunitários que despertam interesse para atividades culturais, visitas históricas e experiências ligadas às tradições locais.

A Semtur reforça que as visitas técnicas são realizadas a partir da solicitação das próprias comunidades, que manifestam interesse em integrar, a partir de 2026, o projeto de Turismo de Base Comunitária (TBC).

Para Ediane Lavor, uma das coordenadoras do setor de planejamento da Semtur, a etapa final de escuta comunitária antes do recesso marca um avanço significativo do projeto. "O programa começou com poucos parceiros, mas ganhou corpo ao longo do ano, e foi muito prazeroso trabalhar com o turismo de base comunitária. As comunidades participaram dentro de suas possibilidades, o que nos motiva a continuar. Vem muita coisa nova para 2026”.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.