O secretário municipal de Turismo de Santarém, Emanuel Júlio Leite, participou nesta terça-feira (7) do III Fórum Varanda da Amazônia, realizado no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém. Com o tema “O futuro da Amazônia é agora!”, o evento, idealizado pela cantora Fafá de Belém e que segue até quarta-feira (8), reuniu líderes, pesquisadores e representantes de comunidades tradicionais para discutir caminhos sustentáveis para a região, em um momento em que a Amazônia ganha projeção internacional com a COP 30, marcada para 2025 na capital paraense.
Durante o encontro, Emanuel Júlio destacou o papel do turismo sustentável e de base comunitária como motor do desenvolvimento responsável em Santarém.
“Tive a oportunidade de apresentar o trabalho que Santarém vem desenvolvendo, tanto na margem esquerda do Tapajós quanto nas regiões do Arapiuns e do Lago Grande. É importante mostrar que a cidade vai muito além de Alter do Chão. Nós reconhecemos o valor de Alter e o consideramos nosso principal cartão-postal, além de ser um centro irradiador de roteiros turísticos. Mas, para além de Alter, também oferecemos uma diversidade de experiências autênticas ligadas às populações tradicionais e à sustentabilidade. Além disso, estamos sistematizando informações de todos os nossos pontos turísticos, mapeando-os e capacitando os moradores dessas localidades para receber melhor os visitantes e atender às demandas de forma mais eficiente”, afirmou.
O secretário participou do painel “Turismo Consciente: Economia sustentável e orgulho amazônico”, que contou com representantes de empreendimentos turísticos de Altamira, Manaus e Belém.
Em sua terceira edição, o Fórum Varanda da Amazônia se consolida como espaço de reflexão e mobilização em defesa da floresta. Com mais de 50 participantes, entre pesquisadores, artistas, líderes comunitários e representantes de povos originários, o evento promove o diálogo sobre os desafios e oportunidades para um futuro sustentável na Amazônia.
“Fafá tem sido um elo entre o Pará e o mundo, levando a pauta amazônica a diferentes públicos. Participar desse fórum é uma oportunidade de projetar o trabalho de Santarém e reforçar nosso compromisso com o turismo responsável”, completou o Emanuel Júlio.