1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Meio Ambiente
  4. Conferência Municipal do Meio Ambiente em Santarém
Conferência Municipal do Meio Ambiente em Santarém Autor: Divulgação 5ª CNMMA

Conferência Municipal do Meio Ambiente em Santarém

Cibele Pixinine
Publicado em - Atualizado
A 5º CMMA é um espaço democrático de debate e construção de propostas sobre a crise climática

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), anuncia que as inscrições para a 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) já estão abertas. O evento, que ocorrerá dia 24 de janeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA/Campus Santarém), terá como tema “Emergência Climática: o desafio da Transformação Ecológica”.

Qualquer cidadão maior de 16 anos pode participar da Conferência, contribuir com as discussões e votar na eleição dos delegados e delegadas que representarão Santarém na 5ª Conferência Estadual do Meio Ambiente. Confira mais informações sobre as delegações que serão eleitas (Arquivo em anexo). 

"Essa conferência é um marco para Santarém no enfrentamento dos desafios da emergência climática. Queremos garantir a participação ativa da sociedade, pois acreditamos que as soluções mais eficazes nascem do diálogo e da colaboração entre diversos setores. Convidamos todos a se inscreverem e fazerem parte desse importante debate", destacou Vânia Portela, titular da pasta de meio ambiente.

Confira o Regulamento (Arquivo em anexo)

Confira o Documento-Base (Arquivo em anexo)

Como se inscrever? As inscrições on-line já esgotaram, mas quem tiver interesse pode se inscrever presencialmente na data do evento. 

Sobre a Conferência:

As Conferências Municipais integram a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) e são organizadas em cinco eixos temáticos: Mitigação; Adaptação e preparação para desastres; Transformação Ecológica; Justiça Climática; e Governança e Educação Ambiental. Visam incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger 14 delegados que representarão o município na etapa estadual, alinhando as propostas locais com as iniciativas estaduais e nacionais.

_______________

Por município, até dez propostas poderão ser levantadas, sendo duas para cada um dos eixos temáticos. As propostas priorizadas serão encaminhadas para a Comissão Organizadora Estadual e serão incluídas no Caderno de Propostas que será debatido na Conferência Estadual.

_______________

 

Programação:

8h30 - Credenciamento / Apresentação Cultural

9h15 - Mesa de Abertura

10h - Palestra Magna - Emergência Climática: O desafio da transformação ecológica (Prof. Drª. Ana Carla dos Santos Gomes IEG/ UFOPA)

10h30 - Apresentação dos 5 Eixos Temáticos

11h - Grupos de Trabalho por Eixo Temático

12h30 - Intervalo

13h30 - Plenária para leitura e defesa das propostas e Apresentação das Candidaturas

15h - Priorização das propostas e Eleição de pessoas delegadas

18h - Encerramento

 

Eixos Temáticos:

 Mitigação: Foco na redução das emissões de gases de efeito estufa para limitar o aquecimento global. Ações incluem investir em energias renováveis, eficiência energética, reflorestamento e transporte sustentável.

Adaptação e Preparação para Desastres: Adaptações para lidar com os efeitos inevitáveis das mudanças climáticas e estratégias para responder a eventos extremos. Ações: construção de infraestrutura resiliente, sistemas de alerta e planejamento urbano adaptado.

Transformação Ecológica: Mudanças sistêmicas para um desenvolvimento sustentável, como economia circular e conservação ambiental. Ações: descarbonização de setores produtivos, incentivo à economia circular e práticas agrícolas regenerativas.

Justiça Climática: Busca garantir que políticas climáticas sejam equitativas e protejam populações vulneráveis. Ações: participação inclusiva em decisões climáticas, distribuição justa de recursos e promoção dos direitos humanos.

Governança e Educação ambiental: Envolve políticas eficazes, participação social e conscientização sobre desafios ambientais. Ações: criação de políticas transparentes, colaboração entre setores e programas de educação para promover mudanças sustentáveis. 

Dinâmica dos grupos de trabalho dos eixos temáticos:

Apresentação da(o) Facilitador(a) e da(o) Relator(a) do GT e explicação da metodologia a ser trabalhada com o grupo.

Rodada rápida de apresentação dos participantes

Divisão em subgrupos de até 10 pessoas

Leitura do Eixo Temático no Documento-Base nos subgrupos

Diálogo sobre o Eixo Temático: As pessoas compartilham nos subgrupos suas experiências e expectativas sobre o assunto, considerando a realidade do município em que vivem.

Elaboração de propostas

Apresentação das propostas no GT

Aprovação da redação das propostas

Exposição das propostas

Rodada pelos outros grupos temáticos

Aprimoramento das propostas

Registro das propostas

Escolha de representante

Conclusão

 

Equipe de Facilitadores

I – Mitigação

    • FACILITADOR: Darlon Neres dos Santos

II – Adaptação e Preparação para Desastres

    • FACILITADOR: Jorge Emanuel Cordeiro Rocha –  Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)

III – Justiça Climática

    • FACILITADOR: Pedro Martins - FASE AMAZÔNIA – Solidariedade e Educação.

IV – Transformação Ecológica

    • FACILITADOR: Felipe Jacob Pires – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (IMAFLORA)

V – Governança e Educação Ambiental

    • FACILITADORA: Samela Bonfim – Sociedade para Pesquisa e Proteção do Meio Ambiente (SAPOPEMA)

 

Leia também:

 

 

Todos os Anexos:

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.