Por Ailanda Tavares - jornalista PMS
Uma gestão de trabalho e transformação. Assim foram os primeiros 15 dias do ano. A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb), intensificou os serviços de recuperação asfáltica, limpeza e manutenção de obras, para manter a cidade limpa e organizada.
Limpeza
Um dos focos da gestão foi a limpeza e manutenção da drenagem urbana, especialmente no início do período de chuvoso. Foram retiradas 185 toneladas de lixo durante essa primeira quinzena do ano.
"Nossas equipes atuam com várias frentes de serviços. É roçagem, capina, raspagem, desobstrução de canaletas e drenagem. Foram 185 toneladas recolhidas somente desses trabalhos, porque a coleta de lixo doméstico está sob a responsabilidade de empresa terceirizada”, explicou o titular da Semurb, Ronan Liberal Júnior.
Manutenção de obras e recuperação asfáltica
Muitas vias receberam recuperação asfáltica. Foram aplicadas 308 toneladas de massa asfáltica em vários pontos da cidade. Um exemplo é a Avenida Cuiabá que já recebeu os serviços, otimizando o tráfego.
Na Travessa Assis de Vasconcelos, próximo à Avenida Tapajós (Aldeia), uma equipe trabalhou na tubulação da rede de esgoto que chega na estação elevatória.
"Faz parte da nossa prioridade colocar essa estação para funcionar. Todos os efluentes serão direcionados através da linha de recalque, até a estação de tratamento, que está localizada na Avenida Borges Leal, no bairro do Mapiri, onde será feito o tratamento. A capacidade de bombeamento é de 530,79 m³/h de esgoto", explicou o titular da Seminfra, Sérgio Melo.
Assistência Social
Santarém é o 1º município do Brasil a implantar o Sistema de Gestão do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (SIG-Creas). O sistema foi criado com o intuito de fazer o levantamento e o acompanhamento das medidas socioeducativas de todos os acompanhados.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Celsa Brito, explicou que esse sistema será útil para as políticas públicas direcionadas à socioeducação.
"O sistema mapeia todo o acompanhamento do socioeducando no decorrer do cumprimento da medida. Então, ele consegue identificar esses quantitativos para que nós possamos implementar as políticas públicas voltadas para a socioeducação".
Saúde
As equipes que atuam na área da saúde estão empenhadas em várias ações na cidade. Nestes primeiros 15 dias, já foram realizadas 259 cirurgias no Hospital Municipal.
Assim como os atendimentos no hospital e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), a Secretaria Municipal de Saúde começou o ano com a campanha Janeiro Branco, informando as diversas opções gratuitas para quem busca atendimento psicológico, tanto nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), quanto nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's). Ambas oferecem suporte especializado, proporcionando acolhimento e acompanhamento para pessoas de todas as idades.
Além disso, a secretaria realizou uma ação itinerante de vacinação, em locais com grande circulação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a Influenza (gripe). A iniciativa, também, reforçou a importância da imunização, especialmente, durante o período chuvoso, quando doenças respiratórias se tornam mais frequentes.
"Nosso compromisso é a com a eficiência, a transparência e a participação integrada na gestão pública. Trabalhamos para enfrentar os desafios da saúde com planejamento e dedicação”, afirmou o secretário de saúde, Everaldo Martins Filho.
Gestão integrada
O prefeito José Maria Tapajós, junto com a equipe técnica, esteve duas vezes neste início de ano na Vila balneária de Alter do Chão. Ele reforçou que a população de Alter do Chão vai contar com um governo presente.
"Nossa intenção foi verificar in loco as necessidades dos comunitários e o que precisamos trabalhar para fortalecer a economia local. Nossa equipe veio, porque acreditamos que o trabalho deve ser integrado”, afirmou.
Alter do Chão, também, recebeu o navio transatlântico MS Sirena. O navio do sul do Caribe contou com 800 passageiros e 400 tripulantes. A temporada injetará no município cerca de R$ 1,7 milhão em um único dia com a visita desses turistas.
A temporada 2024/2025 segue até o mês de maio e receberá 33 navios em Santarém e Alter do Chão. Serão aproximadamente 18 mil turistas.
Na ocasião, durante a cerimônia de troca de placas, o vice-prefeito Carlos Martins reiterou que a gestão tem o compromisso de trabalhar de forma integrada e com parcerias para fomentar o turismo local.
"Os navios trouxeram cerca de 1.600 pessoas para vivenciar as belezas naturais e culturais da região. Temos o compromisso de garantir uma recepção calorosa e memorável, destacando a hospitalidade do nosso povo e consolidando Santarém como um dos destinos mais incríveis da Amazônia", disse.