Santarém recebeu nesta terça-feira (2) a visita do Ministro das Cidades, Jader Filho, que cumpriu agenda no município para acompanhar de perto o andamento das obras do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Governo Federal.
O ministro, que é paraense, esteve em três locais estratégicos onde estão sendo construídos empreendimentos habitacionais, que somam mais de 2 mil unidades.
A primeira parada foi no Residencial Moaçara I e II, onde estão, em fase final, as obras das 1.408 Unidades Habitacionais (UH). De acordo com o Ministro, a entrega das chaves aos contemplados está prevista para outubro.
“Até o final do mês de outubro, nós estaremos de volta para entregar as chaves dos imóveis, 1.408 apartamentos para a população de Santarém. Esse é um compromisso do Governo Federal e uma vitória da cidade”, destacou Jader Filho.
Na sequência, a comitiva seguiu até o bairro São José Operário, onde estão sendo construídas 528 moradias — parte das 720 selecionadas para Santarém na nova fase do Programa. As obras já alcançam 30% de execução.
Encerrando a agenda, o Ministro participou, na Casa da Cultura, da assinatura de contratos do ‘Minha Casa, Minha Vida Rural’, que beneficiará 207 famílias em Santarém, um investimento de R$ 15,4 milhões do Governo Federal. Cinco associações devem receber os imóveis: Associação de Produtores Rurais de João Pereira (44 UH), Associação de Produtores e Moradores da Comunidade de Santa Luzia (44 UH), Associação dos Remanescentes de Quilombo do Tiningu (41 UH), Conselho Comunitário da Comunidade Vila Nova do Eixo Forte (45 UH) e Associação da Cabeceira do Amorim (33 UH).
Durante a visita, lideranças comunitárias expressaram gratidão.
“A gente tem que agradecer muito por sair essas casas. Muitas pessoas duvidavam, mas vai sair, e nós agradecemos a Deus por isso”, afirmou Paulo Sérgio, presidente da Associação de Produtores e Moradores da Comunidade de Santa Luzia.
“Queria agradecer a todas as autoridades que fizeram esse sonho ser possível. A jornada é desafiadora, mas a recompensa é imensa. Isso é um sonho realizado”, completou Hilário Pereira, presidente do Conselho Comunitário da Vila Nova do Eixo Forte.
O Ministro reforçou o empenho do Governo Federal em retomar obras que estavam paralisadas.
“As obras estão a pleno vapor. São mais de 500 unidades em execução e estamos avançando muito nas etapas do ‘Minha Casa, Minha Vida’. O compromisso é garantir moradia digna e qualidade de vida para as famílias”, frisou Jader Filho.
O Prefeito de Santarém, José Maria Tapajós, ressaltou a importância da parceria com o Governo Federal.
“Este é um momento histórico para nossa cidade. A habitação é uma das maiores demandas da população e ver o avanço das obras, com previsão de entrega, é motivo de alegria. Em nome do povo santareno, agradeço ao Ministro Jader Filho e ao Governo Federal por essa atenção especial a Santarém”, declarou.
A visita contou ainda com a presença do vice-prefeito, Carlos Martins, do Secretário Regional de Governo, Nélio Aguiar, do Deputado Estadual Josué Paiva, da Superintendente da Caixa Econômica Federal, Ediclelma Magalhães, além de vereadores, secretários e coordenadores municipais, lideranças comunitárias e moradores contemplados.
Confira mais fotos: