1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Turismo
  4. Troca de placas marca a temporada de cruzeiros 2024/2025
Troca de placas marca a temporada de cruzeiros 2024/2025 Autor: Ascom Rio Tapajós

Troca de placas marca a temporada de cruzeiros 2024/2025

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
O evento aconteceu no MS SIRENA, em Alter do Chão. Temporada segue até o mês de maio.

Por Fernanda Rabelo - Ascom Semjel

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), participou da cerimônia de troca de placas no navio transatlântico MS Sirena. O navio do sul do Caribe trouxe cerca de 800 passageiros e 400 tripulantes. A atual temporada injetará no município aproximadamente R$ 1,7 milhão em um único dia com a visita dos turistas.

Cerca de 800 passageiros e 400 tripulantes desembarcaram para conhecer Santarém e Alter do Chão.

A temporada 2024/2025 seguirá até o mês de maio e receberá 33 navios em Santarém e Alter do Chão. Serão quase 18 mil turistas. A troca de placas em navios é uma cerimônia tradicional na indústria de cruzeiros marítimos. Muita música, dança e artesanato estão previstas para o desembarque dos cruzeiristas na vila de Alter do Chão, embalados pelo mais atrativo carimbó.

O secretário municipal de Turismo, Emanuel Júlio, falou sobre sua alegria em participar de um momento tão significativo para o município.

"Oferecemos uma parceira maior, para que talvez na temporada 2025/2026 possamos oferecer o nosso próprio receptivo aos turistas. Quanto à troca de placas, é sempre um momento de aproximação e para melhorar o relacionamento entre esse segmento dos navios de cruzeiro, que representa muito para a economia dos lugares que passam. Cada navio está trazendo 800 passageiros e 400 tripulantes. Então são 1.200 de cada um, 2.400 pessoas para consumir na cidade. Hoje, Alter do Chão estava uma festa, com muitas pessoas circulando pela vila, o que é muito bom do ponto de vista econômico", disse.

Vice-prefeito Carlos Martins e secretário municipal de Turismo, Emanuel Julio, participaram da cerimônia.

O diretor da concessionária Rio Tapajós, Carlos Alexandre, afirmou há um grande otimismo com o impacto que a temporada de cruzeiros de 2025 trará para a economia local.

"Cada turista gasta, em média, R$ 720 durante a visita, considerando que receberemos mais 4 mil turistas. O impacto econômico é altíssimo para Alter do Chão e Santarém. Até o encerramento da temporada, em maio, com a chegada do navio Hanseatic, na vila. Esses recursos beneficiam diversos setores: transporte, gastronomia, comércio e o artesanato local, fortalecendo ainda mais a nossa região", analisou.

"Grande impacto econômico para Santarém e Alter do Chão", avalia concessionária Rio Tapajós.

O vice-prefeito de Santarém, Carlos Martins, ressaltou que a gestão tem o compromisso de trabalhar de forma integrada e com parcerias para alavancar o turismo local.

"Os navios MS Insignia e MS Sirena trouxeram cerca de 1.600 pessoas para vivenciar as belezas naturais e culturais da região. Temos o compromisso de garantir uma recepção calorosa e memorável, destacando a hospitalidade do nosso povo e consolidando Santarém como um dos destinos mais incríveis da Amazônia".

 

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.