Por Alciane Ayres e João Lima- Ascom Semurb
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), realizou mais uma ação de limpeza urbana em diversos pontos da cidade. Nesta sexta-feira, 10, as equipes estiveram nos bairros Jardim Santarém, Santa Clara, Centro, Laguinho, Prainha, e na vila balneária de Alter do Chão com trabalho conjunto, deixando a paisagem santarena mais limpa. Os servidores realizam os trabalhos de roçagem, desobstrução de galerias, capina, remoção de entulhos produzidos nos trabalhos de limpeza pública e a varrição. A iniciativa também busca conscientizar os moradores sobre a importância de manter a cidade limpa e a preservação do meio ambiente.
As ações aconteceram também no entorno do Hospital Municipal de Santarém, na orla da cidade, em um píer na Avenida Tapajós, bem como na Avenida São Sebastião, Travessas Silvino Pinto, Moraes Sarmento e Sorriso de Maria. O titular da pasta, Ronan Liberal Jr. defende que cidade limpa é sinônimo de qualidade de vida. “É uma prioridade nossa manter Santarém limpa e com uma paisagem que possa trazer alívio a população que mora aqui. Essas ações contribuem para manutenção da boa higiene e da organização dos espaços públicos, por isso, não mediremos esforços para garantir que esses serviços aconteçam com cada vez mais frequência nas ruas da cidade”, afirmou.
Limpeza na Praça São Sebastião
A equipe de limpeza pública esteve na manhã deste sábado, 11, na praça São Sebastião. Esse espaço receberá as atividades religiosas e culturais da igreja de São Sebastião, no período de 12 a 20 de janeiro.
O Chefe de limpeza pública da Semurb, Cleidson Brito, destacou o empenho e rapidez das equipes. “Estamos com duas equipes de trabalho, para facilitar as etapas de serviços: a capina, a retirada dos resíduos e limpeza dos esgotos em torno da área desta praça da igreja. Entre os objetos que mais encontramos são as garrafas de vidro”, destacou.
Para o vigário da Paróquia de São Sebastião, Frei Messias, é de grande importância o trabalho da prefeitura em manter a rotatividade a limpeza das praças, a exemplo desta que vai receber a primeira festividade católica de 2025. “Este ano, a igreja traz a reflexão do tema São ‘Sebastião, peregrino do cuidado e da esperança’ e muitos fiéis estarão aqui. Após a celebração litúrgica, contaremos com atividades externas, nesse ambiente limpo e seguro. Esperamos que as pessoas possam fazer a sua parte em zelar pela área pública”, finalizou.