A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), recebe nesta quinta e sexta-feira - 10 e 11 de abril - , uma equipe do Banco Santander e a financiadora Vibra, para discutir a implementação de projeto de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na quinta-feira,10, a equipe, juntamente, com os membros do projeto Transformar irão, às 15h, para a comunidade quilombola de Saracura, com o objetivo de mapear a construção do fluxo, considerando as especificidades da comunidade e das crianças e adolescentes atendidas na região de várzea.
Às 16h, haverá uma reunião intersetorial com os serviços ofertados na comunidade e os canais de atendimento das demandas de violência contra crianças e adolescentes, bem como a referência e contrarreferência da unidade básica de saúde, escola, associações e Agentes Comunitários de Saúde (ACS's).
Na sexta-feira, às 8h, na sala do InovaJuntos, no CAS CAEC, haverá uma reunião com o comitê de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a equipe do projeto para alinhamento de informações sobre a atuação do projeto nas comunidades ribeirinhas.
Às 10h, haverá outra reunião de trabalho na Escola Borari, em Alter do Chão. O educandário atende a crianças e adolescentes indígenas, considerando a rota turística e as ações desenvolvidas pela rede de defesa e proteção na vila balneária.
Sugestão de entrevistados (as)
Carise Pedroso – coordenadora do projeto Transformar
Eloisa Helena Martins Canquerini - Banco Santander
Camila Sandoval- Fibra