Os servidores da Casa de Acolhimento de Crianças e Adolescentes Reviver (CAR) participaram de uma capacitação com o tema Autismo e o cérebro: compreendendo as conexões únicas. A palestra foi realizada ontem, quinta-feira, 3, por Francisca Iane Silva, especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Educação Especial Inclusiva e Neurociência Clínica.
"O cérebro de uma pessoa com autismo processa o mundo de uma forma diferente. Não é uma falha, nem uma limitação, é uma forma única de existir e se conectar, falar sobre autismo no abrigo é uma maneira de fortalecer a relação entre cuidador e acolhido, promovendo vínculos afetivos mais saudáveis e caminhos mais potentes para o desenvolvimento da aprendizagem emocional, social e cognitiva", explicou a palestrante.
A coordenadora da Casa de Acolhimento, Rosanne Farias, afirmou ser muito importante a realização de capacitações.
"Capacitação como essa unifica o conhecimento da equipe, garantindo que todos atuem de forma coerente e baseada em evidências científicas, o que fortalece a qualidade do atendimento, transforma, também, o ambiente institucional em um espaço verdadeiramente inclusivo, em que cada criança e adolescente pode sentir-se compreendido e valorizado em sua singularidade", disse.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, lembrou que o mês de abril é dedicado à conscientização sobre o autismo.
"Por isso, levar orientações para nossos servidores, que dividem conosco esse trabalho de acolhimento de crianças e adolescentes, é fundamental. Capacitados, eles estarão dando o seu melhor", avaliou.