A assinatura da Ordem de Serviço (OS), de construção da Casa de Acolhimento para Crianças e Adolescentes ocorreu na manhã desta terça-feira, 15/04, no gabinete do prefeito Zé Maria Tapajós.
A Casa terá uma área do terreno: 1.500 m², com área construída: 1.112,45 m², localizada na Avenida Violeta, N.933, Bairro: Jardim Santarém, entre Av. Sérgio Henn e Tv. Sorriso de Maria.
A obra da casa, seguirá os padrões técnicos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), terá playground, quadra de esportes, sala de nutricionista, lavanderia, área de alimentação, berçários, sala de estudos, entre outros espaços.
A assinatura foi acompanhada pelo desembargador José Maria Teixeira do Rosário, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), vereadores Alberto Portela, Alba Leal, Erasmo Maia, Alaércio Cardoso e Bárbara Matos, vice-prefeito Carlos Martins, o arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdeca), Roselene Andrade, autoridades municipais e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social.
A presidente do Comdca, Roselene Andrade, informou o fundo da criança adolescente de Santarém já garantiu para esse novo espaço, toda parte de equipamentos. “Nós fizemos uma deliberação de mais de 200 milhões de reais para que esse espaço seja equipado de acordo com o modelo da divulgação do serviço dentro do MDS,” afirmou a presidente.
A assinatura contou com um momento de bênção do arcebispo de Santarém, Dom Irineu Roman, que observou ser esse projeto de grande valia, de grande confiança pra cuidar da vida, dessas situações de vulnerabilidade, de abandono.
“Que ele atinja os seus objetivos, que é o resgate da vida, que se estão sofrendo por algum motivo, eu me sinto contemplado aqui nesse projeto. Que Deus abençoe esse projeto,” disse o arcebispo.
O desembargador José Maria Teixeira do Rosário, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PA), lembrou que já esteve em Santarém atuando na causa voltada a crianças e adolescentes e que o município dá show em relação a essa preocupação.
“Vocês aqui no município de Santarém dão show em relação a essa preocupação com as crianças e adolescentes, e o trabalho de vocês é um ato, é um trabalho importante para a sociedade, como também para a sociedade do Pará, então vocês estão de parabéns em considerar esse ato social,” parabenizou o desembargador.
A secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, lembrou que até chegar a este momento foram muito os desafios já enfrentados.
“Foram muitos desafios, gigantes, mas Deus vai encaminhando os anjos para nos ajudar. Queria agradecer a minha equipe técnica, todos da prefeitura. A gente faz o nosso melhor por aquelas crianças, por aquelas famílias que estão ali também. Será um grande avanço no acolhimento esse espaço em Santarém, acolher em uma casa seguindo os padrões do MDS,” destacou Celsa.
O prefeito José Maria Tapajós avaliou a importância dessa obra no valor de mais de 2 milhões de reais, e que vai acompanhar para que a obra seja entregue ainda este ano.
“A obra é no valor de dois milhões, trezentos e sessenta e três mil e quarenta e seis reais e oitenta e sete centavos, de responsabilidade contratual do tesouro de Santarém. Vamos trabalhar para que esta obra possa ser entregue em um curto espaço de tempo ainda este ano, para que a gente possa levar aquelas crianças e adolescentes o que devem precisar. Já conversamos com a empresa, pedimos a seriedade da proposta da empresa, para que realmente a gente possa, o mais rápido possível, entregar este espaço tão importante de acolhimento,” afirmou o prefeito.
A obra será executada pela empresa F. J Serviço e Comércio LTDA, no valor de 2.363.046,87 (Dois milhões, trezentos e sessenta e três mil e quarenta e seis reais e oitenta e sete centavos) e tem a previsão de conclusão em 5 meses.