1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Projeto Justiça Restaurativa será implantado nas escolas da rede municipal de ensino
Projeto Justiça Restaurativa será implantado nas escolas da rede municipal de ensino Autor: Semtras

Projeto Justiça Restaurativa será implantado nas escolas da rede municipal de ensino

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Inicialmente o Comitê Gestor vai implantar um piloto na Escola Ubaldo Corrêa.

O Comitê Gestor de Justiça Restaurativa de Santarém pretende levar as ações para as escolas da rede municipal de ensino. O marco inicial será através de um projeto modelo implantado na Escola Ubaldo Corrêa, bairro Nova Vitória. A definição ocorreu ontem, segunda-feira, 7, durante reunião com membros do Comitê Gestor e as Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social (Semtras), Educação (Semed) e a coordenação do Núcleo do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

De acordo com o Comitê Gestor, o objetivo da reunião serviu para fortalecer a justiça restaurativa no município.

"Vamos trabalhar o comitê gestor para implementar um projeto modelo de justiça restaurativa. A escola escolhida foi a Escola Ubaldo Correa, a partir do momento que esse projeto inovador, esse projeto modelo for um modelo implementado de sucesso, a Secretaria de Educação deve expandir a Justiça Restaurativa para todas as escolas do município”, explicou Cynthia Soares, membra do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa.

A Escola Ubaldo Correa é um educandário com ensino fundamental - do 6º ao 9º ano - além de contar com a Educação para Jovens e Adultos (EJA), no período noturno.

"Essa política é significativa para a educação municipal, em especial a Escola Ubaldo Corrêa que foi selecionada para desenvolver o projeto piloto, pois atende a mais de 1000 estudantes. O projeto vai atender a todos os servidores e alunos, visando formar cidadãos conscientes pelo bem-estar pessoal e do outro", informou Elzanira Lima Valentim, técnica da Semed, da Assessoria Urbana.

Santarém é o único município do estado do Pará que tem implantada e em vigência a Lei nº 21.948 de julho de 2023, fruto de parceria com o Tribunal de Justiça, junto com a Ufopa, OAB/Subseção de Santarém e a prefeitura.

"Foi uma reunião importantíssima, pois avançaremos ainda mais nessa política tão significativa para o nosso município e assim ampliaremos ainda mais esse trabalho", disse Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.

Segundo a presidente do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa, Roberta Branco, haverá uma formação de novos facilitadores, com foco em profissionais da educação para o fortalecimento do projeto. A formação está prevista acontecer de 05 a 09 de maio, no auditório do Ministério Público do Estado do Pará.

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.