Nos dias 31 de março e 01 de abril, a Prefeitura de Santarém e o Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS) do Pará, promoveram a oficina regional para Orientação sobre o Processo Conferencial de Assistência Social 2025, na Escola de Artes Emir Hermes Bemerguy.
A oficina contou com a participação de secretários(as) Municipais de Assistência Social, presidentes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), além outras representações dos municípios de Alenquer, Aimeirim, Belterra, Curuá, Faro, Juruti, Mojui dos Campos, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Santarém e Terra Santa.
A oficina discutiu sobre o Fórum Estadual de Conselhos Municipais de Assistência Social (FECMAS) no sentido de rearticular e eleger o Coordenador Regional do FECMAS.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) Roselene Andrade observou que é muito importante o alinhamento.
“A política de assistência social tem sido cada vez mais demandada, o que reforça a necessidade de termos diretrizes claras para orientar a atuação dos municípios e das gestões locais. Por isso, é fundamental que unamos forças nos territórios, fortalecendo a articulação entre os Conselhos Municipais, o Conselho Estadual e, consequentemente, o Conselho Nacional, onde o nosso estado já tem representação. Essa união é essencial para garantir a efetividade das políticas e a proteção social da população,” observou Roselene Andrade.
O presidente Zozimo Araújo destaca a participação das cidades do Baixo Amazonas na Oficina: "Mesmo em meio a grandes dificuldades que os municípios de porte pequeno estão enfrentando, estão aqui em peso para fazermos uma conferência em conformidade ao que dispõe a resolução do Conselho Nacional de Assistência Social sobre o tema da Conferência, que aborda os 20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência".destacou o presidente.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, enfatizou a importância do evento: "Estamos diante de grandes avanços dentro da política de Assistência Social e isso é devido ao fortalecimento do Conselho Municipal, mediante a diálogos da parte governamental e sociedade civil para que construa e consolide as políticas públicas de Assistência Social no nosso Município. E essa oficina regional para a preparação do processo Conferencial é a observância disso: preparar os nossos conselheiros com todas as diretrizes que o Conselho Nacional nos orienta para uma conferência no intuito de avaliarmos a Política Nacional de Assistência Social e aprimorar o Sistema Único de Assistência Social". Enfatizou a Secretária.