A gravidez na adolescência e a inclusão social no âmbito escolar são temas que possuem grande relevância no contexto das políticas públicas e educacionais, principalmente porque impactam diretamente a vida de jovens em situação de vulnerabilidade. Esses dois aspectos são interligados, pois a gravidez precoce, muitas vezes, resulta em desafios significativos para a continuidade dos estudos e a inserção social da adolescente, enquanto a escola pode ser um importante instrumento de inclusão e suporte.
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) e a Estação Cidadania e Cultura, com o objetivo de destacar a importância da escola, não apenas, como um espaço de aprendizagem acadêmica, mas, também, como um local de apoio social e psicológico, promoveu um projeto de intervenção ontem, sexta-feira, 11, com a participação de alunos das turmas do 8º e 9º ano da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho.
Eliana Rebelo, psicóloga, foi uma das parceiras do evento.
"Foi muito gratificante participar desse projeto, esses temas no âmbito escolar beneficia a comunidade, além de partilhar meu conhecimento," disse.
A vice-diretora da escola, Maria Margaret dos Santos Campos, acompanhou os alunos.
"A palestra com os nossos alunos foi uma palestra muito proveitosa, boa, construtiva. Eles tiveram a oportunidade de conhecer melhor a questão da sociedade com a problemática", relatou.
De acordo com a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, os temas gravidez na adolescência e inclusão social no âmbito escolar foram uma boa escolha, pois destacam a importância da escola, não apenas como um espaço de aprendizagem acadêmica, mas, também, como um local de apoio social e psicológico.
"Estar recebendo os nossos adolescentes neste espaço foi muito bom, uma parceria importante da Secretaria de Assistência com a escola estadual. Com orientações, vamos conseguir avançar na prevenção", disse.