De 25 a 28 deste mês, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou a 1ª ação conjunta de rios, beneficiando a região do Lago Grande, com mais de 1500 atendimentos. A ação contou com a equipe multiprofissional da Semtras, composta por assistentes sociais e psicólogos, que levaram atendimentos, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) nas escolas das comunidades polo da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
A ação foi dividida em 3 polos: Polo I – Piraquara, Polo II – Vila Curuai e Polo III – Vila Socorro.
"Para nós é muito importante essa ação que teve no Piraquara, porque isso muitas vezes não cai do céu. É importante a ação conjunta pra vir beneficiar centenas de mães que tem aqui na nossa região do Lago Grande, que muitas vezes não tem condições de ir em Santarém para se cadastrar, pra se legalizar, pra fazer esses cadastros. Então para toda região do Lago Grande, isso foi um benefício muito bom", contou o senhor Manuel Gregório Pereira Capuxo, filho de Piraquara.

A senhora Nelly Batista de Oliveira, também, aproveitou a ação para resolver seus problemas.

"Gostei porque é o melhor para nós todos que estamos aqui para resolver nossos problemas. Eu vim da comunidade Bom Futuro fazer a atualização do meu Bolsa Família, trouxe filhos para fazer, deu tudo certo,” disse, feliz a comunitária.
Carlos Augusto Prata, morador da comunidade de Vila Socorro, avaliou a importância da ação.

"Hoje tivemos o privilégio de receber aqui na nossa comunidade a ação conjunta da Semtras. É muito importante para a nossa comunidade e as comunidades vizinhas que foram atendidas. FIcam aqui nossos agradecimentos por essa ação muito importante,” agradeceu.
Rosiane Matos, que desde 2017 está à frente da realização das ações conjuntas de rios, lembrou que este ano a atividade completa oito anos.
"É um trabalho desafiador, uma logística muito grande, tanto de recursos humanos como de recursos materiais, mas mesmo assim, todos os anos ela acontece. Até mesmo na pandemia, nós levamos atendimento a muitas comunidades. E esse é o objetivo da ação: chegar nas comunidades mais afastadas do centro urbano, na região de rios, onde nós sabemos que existem famílias que precisam ser atendidas. Muitas não têm condições de vir à cidade para atualizar seu Bolsa Família, para se cadastrar, para receber qualquer tipo de atendimento da assistência social, esclarecimentos, onde acontecem violações de direitos contra crianças, adolescentes, idosos", disse.
Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, adiantou que a próxima ação já está sendo planejada.
"Já estamos programando a próxima ação de rios, que aconterá na região do Tapajós em 4 polos. Agradecemos a comunidade por ter ido buscar seus atendimentos, as parcerias com a comunidade escolar, saúde, por meio dos agentes comunitários de saúde, os comunitários. Esse trabalho só alcança um bom resultado com apoio de todos", pontuou a secretária.