1. Página Inicial
  2. Pautas
  3. Reunião sobre o Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi
Categoria: Assistência Social

Reunião sobre o Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi

Geisa de Oliveira
Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Data de Início: 20/09/2023
Data de Término: 20/09/2023
Horário: 09:00:00
Local: Ciam
Endereço: Avenida Adriano Pimentel, 296, Centro
Celular: (93) 99163-3503 - Geisa de Oliveira - assessora de comunicação

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), sediará nesta quarta-feira, 20, às 9h, no CIAM, uma reunião sobre o Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi.

O prêmio tem a função de incentivar e estimular os protagonistas de ações de promoção e proteção aos Direitos Humanos nas relações de trabalho. Ele carrega consigo o objetivo de identificar e homenagear pessoas e instituições que, por suas atividades exemplares, tenham contribuído significativamente para a promoção da diversidade, do combate ao trabalho escravo e para a erradicação do trabalho infantil no Brasil.

A presidente da AMATRA 8, juíza do Trabalho Roberta Santos, estará em Santarém.

Segundo informações, o prêmio foi pensado para reconhecer as ações e programas voltados à efetivação dos Direitos Humanos, em especial pela sociedade civil, que, não raro, realiza ações que não são conhecidas por nós. Quando as políticas públicas estatais não alcançam as populações vulneráveis, é a própria sociedade civil que se organiza em prol dessa defesa.

O prêmio Amatra 8 de Direitos Humanos - Padre Bruno Sechi possui relevância e função social na atualidade em face das flagrantes violações de direitos e da negação da dignidade humana a diversos grupos de pessoas, que estão excluídas do acesso à direitos básicos, da construção de políticas públicas e tratadas como coisas. A premiação surge para divulgar e coroar ações de pessoas e grupos que fazem do mundo do trabalho um lugar digno e decente.

Inscrições

Podem concorrer ao Prêmio AMATRA 8 de Direitos Humanos – Padre Bruno Sechi, pessoas (naturais e jurídicas), coletivos e iniciativas cujas ações se destaquem em razão da promoção e defesa dos direitos humanos nas relações de trabalho, o combate ao trabalho infantil, escravo e degradante, que contribuam para a defesa do meio ambiente do trabalho hígido e à defesa e promoção do trabalho decente e da diversidade nos ambientes laborais.

As ações e os projetos inscritos deverão ter sido implementados ou executados no período de 1º de janeiro de 2022 a 30 de abril de 2023.

A premiação será distribuída em três categorias:

1) Promoção da diversidade no mercado de trabalho;

2) Combate ao trabalho análogo à escravidão e,

3) Erradicação do trabalho infantil.

As inscrições ao Prêmio serão feitas através do site www.amatra8.org.br no período de 7 de outubro a 22 de setembro de 2023, conforme regras estabelecidas no regulamento e mediante preenchimento de formulário anexo ao regulamento e enviado ao e-mail premioamatra8@gmail.com. Cada participante somente poderá inscrever um trabalho por categoria.

Homenageado

Italiano, padre Bruno Sechi atuou em diversas paróquias da arquidiocese de Belém, ganhando destaque por seus programas sociais. Idealizador e fundador do Movimento República de Emaús, na década de 70, com o intuito de retirar e transformar com oficinas educacionais a realidade de meninos e meninas que trabalhavam nas ruas e feiras de Belém.

O sacerdote dedicou-se durante décadas aos combates à desigualdade e era um defensor dos diretos humanos e da justiça social. Na década de 80, padre Bruno ganhou destaque mundial participando de ações políticas no Brasil, que culminaram na criação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Padre Bruno Sechi faleceu no dia 29 de maio de 2020, aos 80 anos, em Belém. 

Com informações da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho 8ª região

Sugestão de entrevistados

Celsa Brito – secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social

Roberta Santos – juíza do Trabalho -  presidente da AMATRA 8.

Roselene Andrade – chefe do Núcleo de Planejamento e Políticas Públicas da Semtras

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.