A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), promoveu um curso de Artesanato em Bordado na confecção de tiaras e laços, voltado para mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São José Operário e integrantes da associação de moradores do bairro. A capacitação ocorreu nas instalações da Estação Cidadania e Cultura.
Ao todo, 20 mulheres participaram da formação, que teve como facilitadora Marilene Batista. Durante o curso, as alunas aprenderam diversas técnicas de bordado manual, com foco na criação de peças como tiaras e laços que podem se transformar em fonte de renda para as famílias.
“É satisfatório, porque o papel da mulher na sociedade é ser a protagonista da sua vida e escolher qual caminho trilhar, capacitar e fortalecer mulheres em diversas áreas da sua vida, tem sido o nosso objetivo”, destacou a coordenadora Regiane Silva.
Gleisa conceição Costa Rocha, 40 anos, moradora do bairro Area Verde contou como foi participar doo curso de tiaras e laços.“Estou achando muito interessante, nunca tinha feito e está sendo muito bom aprender para vender, ” contou a participante.
A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Semtras para fortalecer o protagonismo feminino, estimular o empreendedorismo local e garantir autonomia financeira para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“Capacitações como essa são fundamentais para promover não só o aprendizado de uma nova habilidade, mas também a autoestima, a autonomia e a possibilidade de um futuro melhor para essas mulheres”, destacou a titular da Semtras, Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social.
A ação reforça o compromisso da Prefeitura de Santarém em ofertar oportunidades de qualificação e valorização do trabalho manual, promovendo inclusão social e econômica nas comunidades.