A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), em parceria com a Equatorial Energia, realizou a entrega de geladeiras novas e mais econômicas a famílias usuárias dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de quatro bairros do município: Nova República, Santana, Urumari e Santíssimo.
A ação beneficiou cinco famílias em situação de vulnerabilidade social, previamente selecionadas com base em critérios do programa. Todas estavam devidamente cadastradas na Tarifa Social de Energia Elétrica - Baixa Renda, possuíam uma geladeira antiga em uso e atenderam aos requisitos técnicos e sociais da iniciativa.
As famílias entregaram seus eletrodomésticos antigos e, em troca, receberam geladeiras novas com selo Procel de eficiência energética, contribuindo para a redução do consumo de energia elétrica e melhoria da qualidade de vida dentro de seus lares.
"Essa parceria é muito importante para nós. Uma geladeira antiga consome muita energia, o que pesa no orçamento das famílias. Com uma geladeira nova, mais eficiente, o consumo diminui e o impacto é imediato no dia a dia dessas pessoas”, informou Meciano Feitosa, analista da Gerência de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Energia.
Uma das beneficiadas foi a moradora do bairro Nova República, Magna Gomes da Silva, cadastrada na Tarifa Social de Energia e também recebe Aluguel Social. “Só tenho que agradecer a Deus e a vocês por me dar uma geladeira nova”, disse a usuária.
A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social, Celsa Brito, ressaltou o impacto da iniciativa. "Essa é uma ação concreta que une cuidado social com sustentabilidade. Estamos levando dignidade e economia para as famílias que mais precisam e isso só é possível por meio de parcerias como essa com a Equatorial Energia,” ressaltou.
A Equatorial Energia confirmou que novas ações estão previstas para Santarém e região oeste do Pará, reafirmando o compromisso com a inclusão social e o uso consciente da energia.
A iniciativa reforça o papel das políticas públicas voltadas à assistência social e ao desenvolvimento sustentável e simboliza o esforço conjunto entre poder público e setor privado em transformar realidades.