Em comemoração ao Dia Mundial do Livro Infantil, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), através da Estação Cidadania e Cultura promoveram uma tarde especial de leitura e atividades lúdicas nesta quarta-feira, 23, reunindo mais de 30 alunos da Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei)de São Brás. A ação foi realizada em parceria com a Universidade Paulista (Unip), por meio do curso de Pedagogia.
O evento teve como objetivo estimular o gosto pela leitura desde os primeiros anos da infância, com contação de histórias, rodas de leitura, oficinas de criatividade e atividades interativas conduzidas por estudantes e professores da Unip. Os pequenos participaram ativamente das dinâmicas, explorando o universo dos livros expostos na biblioteca de forma leve e divertida.
Henrique dos Santos de Queiroz, coordenador da UMEI São Brás, agradeceu a coordenação da Estação Cidadania e Cultura pelo convite.
“Foi uma parceria, que deu certo e que essas vivências são essenciais para o desenvolvimento social e emocional dos nossos pequenos e é maravilhoso ver como juntos estamos construindo memórias afetivas e fortalecendo os laços. Muito obrigado por fazermos parte deste momento muito importante. Então esse momento é o momento de dizermos que foi uma tarde bem agradável e que vai ficar marcado em nossas memórias,” disse o coordenador da UMEI.
A celebração também marcou o fortalecimento da parceria entre a Estação Cidadania e Cultura e instituições de ensino superior, criando oportunidades de integração entre comunidade e universidade, além de proporcionar experiências práticas para os futuros educadores.
Nairah Gonçalves, coordenadora da Universidade Paulista, Unip, também agradeceu a parceria. “Quero agradecer a Estação Cidadania pelo acolhimento na tarde de hoje e a todos que contribuíram para proporcionar um momento tão especial para as crianças”.
“A leitura é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento das crianças. Com essa iniciativa, buscamos aproximar os alunos do mundo literário de maneira acessível e encantadora. Temos a biblioteca na Estação Cidadania e Cultura que é um espaço para a comunidade e ficamos felizes em poder proporcionar essa atividade”, destacou a titular da Semtras, Celsa Brito.