A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu entre os dias 22 e 25 de abril de 2025, a 2ª Ação Conjunta de Rios este ano, contemplando quatro comunidades da região do Tapajós com serviços de cidadania e assistência social.
A iniciativa teve como objetivo levar atendimentos essenciais às populações ribeirinhas, com foco na inclusão social, acesso a direitos e fortalecimento das políticas públicas nos territórios mais distantes da zona urbana. A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Santarém em fortalecer o atendimento social nas áreas mais remotas e promover inclusão e dignidade às populações ribeirinhas.
A ação percorreu quatro polos estratégicos:
• 22/04 – Polo I: Comunidade Boim – Escola Municipal Santo Inácio de Loyola
• 23/04 – Polo II: Comunidade Parauá – Clube de Futebol da União de Parauá
• 24/04 – Polo III: Comunidade Suruacá – Escola Municipal João Franco Sarmento
• 25/04 – Polo IV: Aldeia Vista Alegre do Capixauã – Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes
Durante os quatro dias, a equipe da Semtras ofertou uma ampla gama de serviços gratuitos à população:
• CRAS: Atendimento social e psicológico, informações sobre o Cadastro Único e programas sociais (Bolsa Família, BPC, Bolsa Verde, entre outros), emissão de NIS, e encaminhamentos para documentos como carteira de trabalho digital, carteira do autista e carteira interestadual do idoso.
• CREAS: Atendimento especializado em situações de violação de direitos.
• AEPETI: Realização de palestras e atividades educativas sobre a erradicação do trabalho infantil.
• Conselho Tutelar: Apoio às famílias, orientações e encaminhamentos voltados à proteção de crianças e adolescentes.
• Centro Maria do Pará: Atendimento e escuta especializada para mulheres em situação de violência.
Além disso, a equipe realizou atendimentos de Cadastro Único e emissão de documentos, reforçando a importância da documentação atualizada para garantir o acesso a políticas públicas.
A vice-presidente da comunidade de Parauá, Iraneide Vasconcelos, observou a importância de receber a ação na comunidade. “É de suma importância para todos nós e para o povo da comunidade, todos nós ficamos gratos e muito felizes e também estou muito satisfeita, muita gratidão com as pessoas que vieram nos atender aqui, então a gente espera que venha sempre. Foi de grande importância para todos nós, para os povos aqui perto da nossa comunidade que precisam também,” agradeceu a vice-presidente.
Eurenice Kumaruara, cacica da Aldeia de Vista Alegre do povo kumaruara, avaliou ser de muita importância receber a ação. “É muito importante por conta que a gente, muitas das vezes as famílias não têm condições de ir na cidade, por conta dos valores de passagem que é muito caro. E hoje, graças a Deus, nós fomos abençoados com essa ação e ficamos alegres e satisfeitos porque todos os que estavam precisando foram atendidos".

A titular da Semtras, Celsa Brito, avaliou positivamente a ação. “Levar cidadania às comunidades ribeirinhas é uma prioridade da gestão. Essas ações representam um esforço coletivo para garantir que ninguém fique de fora dos seus direitos, por mais distante que esteja, sabemos das dificuldades enfrentadas para o deslocamento até Santarém, por isso realizamos estas ações". .