1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Assistência Social
  4. Prefeitura de Santarém realiza 2ª Ação Conjunta de Rios na região do Tapajós
Prefeitura de Santarém realiza 2ª Ação Conjunta de Rios na região do Tapajós Autor: Ascom/Semtras

Prefeitura de Santarém realiza 2ª Ação Conjunta de Rios na região do Tapajós

Geisa de Oliveira
Publicado em - Atualizado
Mais de 1.700 pessoas foram beneficiadas com os atendimentos

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), promoveu entre os dias 22 e 25 de abril de 2025, a 2ª Ação Conjunta de Rios este ano, contemplando quatro comunidades da região do Tapajós com serviços de cidadania e assistência social.

A iniciativa teve como objetivo levar atendimentos essenciais às populações ribeirinhas, com foco na inclusão social, acesso a direitos e fortalecimento das políticas públicas nos territórios mais distantes da zona urbana. A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Santarém em fortalecer o atendimento social nas áreas mais remotas e promover inclusão e dignidade às populações ribeirinhas.

A ação percorreu quatro polos estratégicos:

• 22/04 – Polo I: Comunidade Boim – Escola Municipal Santo Inácio de Loyola

• 23/04 – Polo II: Comunidade Parauá – Clube de Futebol da União de Parauá

• 24/04 – Polo III: Comunidade Suruacá – Escola Municipal João Franco Sarmento

• 25/04 – Polo IV: Aldeia Vista Alegre do Capixauã – Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes

Durante os quatro dias, a equipe da Semtras ofertou uma ampla gama de serviços gratuitos à população:

• CRAS: Atendimento social e psicológico, informações sobre o Cadastro Único e programas sociais (Bolsa Família, BPC, Bolsa Verde, entre outros), emissão de NIS, e encaminhamentos para documentos como carteira de trabalho digital, carteira do autista e carteira interestadual do idoso.

• CREAS: Atendimento especializado em situações de violação de direitos.

• AEPETI: Realização de palestras e atividades educativas sobre a erradicação do trabalho infantil.

• Conselho Tutelar: Apoio às famílias, orientações e encaminhamentos voltados à proteção de crianças e adolescentes.

• Centro Maria do Pará: Atendimento e escuta especializada para mulheres em situação de violência.

Além disso, a equipe realizou atendimentos de Cadastro Único e emissão de documentos, reforçando a importância da documentação atualizada para garantir o acesso a políticas públicas.

A vice-presidente da comunidade de Parauá, Iraneide Vasconcelos, observou a importância de receber a ação na comunidade. “É de suma importância para todos nós e para o povo da comunidade, todos nós ficamos gratos e muito felizes e também estou muito satisfeita, muita gratidão com as pessoas que vieram nos atender aqui, então a gente espera que venha sempre. Foi de grande importância para todos nós, para os povos aqui perto da nossa comunidade que precisam também,” agradeceu a vice-presidente.

Eurenice Kumaruara, cacica da Aldeia de Vista Alegre do povo kumaruara, avaliou ser de muita importância receber a ação. “É muito importante por conta que a gente, muitas das vezes as famílias não têm condições de ir na cidade, por conta dos valores de passagem que é muito caro. E hoje, graças a Deus, nós fomos abençoados com essa ação e ficamos alegres e satisfeitos porque todos os que estavam precisando foram atendidos".

Eurenice Kumaruara, cacica da Aldeia de Vista Alegre.

A titular da Semtras, Celsa Brito, avaliou positivamente a ação. “Levar cidadania às comunidades ribeirinhas é uma prioridade da gestão. Essas ações representam um esforço coletivo para garantir que ninguém fique de fora dos seus direitos, por mais distante que esteja, sabemos das dificuldades enfrentadas para o deslocamento até Santarém, por isso realizamos estas ações". .

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.