A Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Trabalho e Assistência Social (Semtras), realizou hoje, sexta-feira, 25, a primeira entrega de kits de alimentos do Programa de Aquisição de Alimentos Indígena aos alunos da Cemei José Simão dos Reis.
Os kits continham alimentos in natura produzidos por agricultores indígenas da região, fortalecendo a segurança alimentar das famílias e incentivando a agricultura familiar local. Esta é a primeira vez que produtores indígenas participam da distribuição direta de alimentos no município, por meio do PAA, iniciativa do governo federal.
Raeline Silva de Sá, moradora do bairro Maicá, recebeu o seu kit e falou sobre a importância.
“Estou achando muito boa essa ideia. Só coisas saudáveis aqui, meu filho gosta muito de frutas, achei muito bom receber o kit”, contou a mãe do estudante.
A ação fez parte do lançamento da campanha Comer Bem Para Aprender Melhor, que busca promover hábitos alimentares saudáveis e envolver toda a comunidade na responsabilidade com a alimentação escolar e familiar.
"Estamos felizes em receber esses kits que contribuem diretamente para a segurança alimentar das nossas crianças também em casa, com os mesmos produtos que são consumidos no ambiente escolar. Esta é uma ação que reforça o cuidado com a alimentação das nossas crianças, mesmo fora do horário da escola”, destacou a coordenadora da Unidade de Educação Infantil, professora Marta Martins.
A entrega simboliza o esforço conjunto das secretarias municipais em garantir uma alimentação nutritiva e acessível à população.
Para a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Semed, Vanda Maia, esta entrega dá continuidade à estratégia de segurança alimentar do município.
“Nós recebemos a primeira produção oriundo de agricultores indígenas através do PAA. Então é muito importante isso para o município de Santarém como estratégia de segurança alimentar contar com esses avanços. Alimentar-se bem é um direito. Esta ação reforça o combate à fome e à insegurança alimentar no município,” reforçou Vanda.
O coordenador do PAA de Santarém, Fagner Gonçalves, destacou que Santarém está como pioneiro nessa execução do PAA indígena. "Esse programa é um programa histórico de fortalecimento da Agricultura familiar do governo federal, e a sua principal intenção é atender o produtor da Agricultura familiar, os povos indígenas, como famílias e comunitários eles já eram atendidos. Santarém está como pioneiro nessa execução do PAA indígena," ressaltou.
Celsa Brito, secretária municipal de Trabalho e Assistência Social e presidente da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), ressaltou o avanço."Isso fortalece a agricultura familiar e consolida Santarém como referência na execução de políticas públicas de segurança alimentar,” observou.