3. Saúde
  4. UBS da Aldeia realiza dia D de conscientização sobre a tuberculose
UBS da Aldeia realiza dia D de conscientização sobre a tuberculose Autor: Ascom Semsa

UBS da Aldeia realiza dia D de conscientização sobre a tuberculose

Katrine Bentes
No evento, foram oferecidas palestras, aferição da pressão arterial, consultas médicas e testes rápidos de IST's.

A tuberculose, apesar de ter cura e tratamento acessível pelo SUS, requer diagnóstico precoce para ser efetivamente combatida. Por essa razão, nesta segunda-feira, 25, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), organizou o dia D, isto é, uma  ação especial na Unidade Básica de Saúde (UBS) Aldeia, Fátima e Laguinho. O objetivo foi o de sensibilizar a população sobre essa doença infecciosa, que afeta principalmente os pulmões. A programação começou às 8h e se estendeu até às 12h, com a participação do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e do Consultório na Rua.

Durante o evento, uma ampla variedade de serviços foi oferecida, incluindo palestras educativas sobre tuberculose para orientar os pacientes presentes, aferição da pressão arterial, consultas médicas e de enfermagem, testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais e atendimento odontológico.

De acordo com os dados da Semsa, houve uma variação nos casos de tuberculose ao longo dos anos. Em 2020, foram diagnosticados 181 casos, seguidos por 143 em 2021, 155 em 2022 e 176 em 2023. Em 2024, até o momento, foram identificados 39 novos casos. É essencial destacar que, anualmente, os casos diagnosticados recebem tratamento nas unidades básicas de saúde, alcançando uma taxa de cura em torno de 80%. Os 18% restantes estão em processo de tratamento, enquanto apenas 2% resultaram em óbito. Vale ressaltar que muitos desses casos ocorrem em indivíduos com comorbidades ou coinfecções, como HIV.

Devido o excelente trabalho de acompanhamento de novos casos, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas, concedeu à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o reconhecimento por atingir metas com a  Menção Honrosa concedida devido à taxa impressionante de 96,8% de exames realizados em contatos de novos casos de Tuberculose pulmonar em 2022, alinhando-se aos objetivos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. Importante esclarecer que a análise de dados ocorre sempre no ano subsequente.

A coordenadora do Programa de Combate à Tuberculose, Tayanne Matos, explica que a escolha da UBS foi feita estrategicamente para fornecer assistência aos moradores dos bairros ao redor e também às pessoas em situação de vulnerabilidade, que circulam pela região central.

"Ontem foi o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e nesta segunda resolvemos fazer o dia D. As equipes da UBS mobilizaram a população local, informando sobre os sintomas respiratórios e oferecendo orientações e atendimentos necessários. O pessoal do CTA esteve presente para realizar testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais, visto que a tuberculose é uma co-infecção grave em pessoas HIV positivas. Além disso, houve apoio do consultório na rua, para garantir que as pessoas em situação de vulnerabilidade também sejam atendidas e conscientizadas sobre a doença".

A Dona Maria José, que estava aguardando uma consulta médica, assistiu à palestra atentamente e esclareceu dúvidas sobre a doença.

"Eu gostei muito dessa palestra, porque são tantas doenças que a gente se confunde mesmo. São tantas doenças respiratórias que a gente pode ter e nem sabe. Eu vou pedir para o meu vizinho procurar a UBS, porque escuto lá de casa as tosses e escarros. Um barulho doido e não é de hoje. É bom ele vir, né, para se cuidar e não passar para família e nem para nós, vizinhos que moramos bem do lado".

Tuberculose

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, é uma doença infecciosa que, embora afete principalmente os pulmões, pode se manifestar em diversas partes do corpo, como ossos, rins, olhos, meninges e pele.

Os sintomas incluem tosse persistente por 3 semanas ou mais, febre baixa, cansaço, suores noturnos e perda rápida de peso. O sinal predominante da tuberculose pulmonar é a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro).

A transmissão ocorre por meio da tosse ou espirro de pessoas doentes, sendo o risco maior em locais pouco ventilados e com aglomeração. Importante destacar que a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.

O diagnóstico, facilitado, é realizado por exames de escarro, como teste molecular rápido, baciloscopia, cultura e raio X. O tratamento, de 6 meses e gratuito, exige a tomada diária de medicamentos e visitas regulares às unidades básicas de saúde até a completa cura.