Na última sexta-feira (25), enfermeiros e técnicos de enfermagem que atuam na região do Planalto participaram de uma capacitação sobre prevenção de acidentes de trabalho na Atenção Primária e exposição a material biológico. A ação foi promovida pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat), em parceria com a Atenção Primária/Assessoria do Planalto e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
A atividade reuniu cerca de 40 profissionais da rede municipal de saúde, com o objetivo de fortalecer o conhecimento técnico, sensibilizar para os riscos ocupacionais e orientar quanto às condutas seguras no ambiente de trabalho.
"Além de prevenir acidentes, nosso foco é sensibilizar sobre a importância das notificações corretas, que são fundamentais para que possamos atuar com mais precisão e eficiência nas políticas públicas de saúde do trabalhador. Valorizar quem cuida é proteger toda a rede", disse o coordenador da Visat, enfermeiro Gregório Gamboa.
Durante a formação, foi dada ênfase à importância das notificações fidedignas nos casos de acidentes, com destaque para o correto preenchimento das fichas do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), essencial para o monitoramento e planejamento de ações em saúde do trabalhador.
"Essa capacitação demonstra o compromisso da gestão com a qualificação permanente das equipes da Atenção Primária, especialmente em temas tão sensíveis como a prevenção de acidentes e a exposição a riscos biológicos. Valorizar quem está na linha de frente é investir em um SUS mais eficiente, mais humano e mais protegido. Ações como essa reforçam o cuidado com quem cuida e fortalecem toda a nossa rede de saúde", reforça o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho.
A capacitação fez parte da programação alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho (27 de julho) e reforça o compromisso da Prefeitura, por meio da Semsa, em promover ambientes de trabalho seguros e atentos à proteção dos profissionais da linha de frente.