1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Prefeitura realiza ação na orla de Santarém pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais
Prefeitura realiza ação na orla de Santarém pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais Autor: Rony Aires

Prefeitura realiza ação na orla de Santarém pelo Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Atividade reforçou a importância do diagnóstico precoce das hepatites virais e outras ISTs com serviços gratuitos e educativos.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, nesta segunda-feira (28), a Prefeitura de Santarém, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu uma ação especial na orla do bairro Aldeia. A atividade aconteceu das 18h às 21h e contou com testagens rápidas para hepatites B e C, Sífilis e HIV, mas também teve animação para o público com um aulão de ginástica coordenado pela equipe da Academia da Saúde do bairro Conquista.

 

 

A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) que disponibilizou agentes para realização e uma blitz educativa, onde houve distribuição de materiais informativos e preservativos para quem passava de carro pela Avenida Tapajós.

De acordo com o CTA, nas ações itinerantes desenvolvidas durante a campanha, foram realizados 792 atendimentos, e como cada pessoa teve a oportunidade de realizar os quatro testes disponíveis (HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C), o número total de exames chegou a 3. A testagem resultou na confirmação de dois casos de hepatite C e quatro casos de hepatite B, cujos pacientes já foram acolhidos e encaminhados para acompanhamento e tratamento na rede municipal de saúde.

 

 

A campanha Julho Amarelo, desenvolvida durante todo o mês, visa intensificar o combate às hepatites virais com foco no diagnóstico precoce, essencial para evitar complicações graves, como cirrose e câncer de fígado, além de garantir o início imediato do tratamento e a quebra da cadeia de transmissão do vírus.

Para Ana Lúcia Ferreira, coordenadora do CTA/SAE, a receptividade da população tem sido positiva ao longo de toda a campanha.

“Em Santarém, a SEMSA, por meio do CTA e das UBS, trabalha a prevenção o ano inteiro, não apenas no mês de julho. E é gratificante porque foi uma campanha muito bem aceita e procurada pela população em todas as ações realizadas na Câmara Municipal, no bairro Alvorada, comunidade do Tabocal, Mercadão 2000, no Cras do Maracanã, no Cerest, no Hospital Municipal e nas UBS que realizaram as ações.”

A campanha foi iniciada no dia 1º de julho, com uma grande mobilização na Câmara Municipal, e percorreu diversos pontos estratégicos da cidade com a oferta de serviços gratuitos de testagem e orientação em saúde.

Segundo Gleyciane Barroso, da Coordenação Municipal de ISTs, a campanha representa um importante elo entre os serviços de saúde e a população.

“Julho Amarelo é um momento estratégico para reforçarmos a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A oferta dos testes rápidos e das vacinas é uma forma eficaz de promover acesso à informação, aos cuidados e à proteção da saúde coletiva.”

Durante a ação na orla, o professor Rangel Oliveira, que passeava com a família, aproveitando os últimos dias de férias, decidiu participar e fazer os testes.

“A gente nunca sabe se está com uma doença viral, que na maioria das vezes é silenciosa. É muito importante procurar saber, fazer o teste, e se positivar, começar o tratamento com antecedência.”

A Prefeitura de Santarém reforça que os testes rápidos e demais serviços de prevenção estão disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde, especialmente no CTA/SAE, e convida a população a buscar atendimento regular como forma de cuidado com a saúde individual e coletiva.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.