1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Duas comunidades ribeirinhas passam a contar com novas Unidades Básicas de Saúde na região de rios
Duas comunidades ribeirinhas passam a contar com novas Unidades Básicas de Saúde na região de rios Autor: Divulgação / SEMSA

Duas comunidades ribeirinhas passam a contar com novas Unidades Básicas de Saúde na região de rios

Leandro Sávio Dias
Publicado em - Atualizado
Unidades de Vila Gorete e São Miguel fortalecem a atenção primária em comunidades ribeirinhas do rio Arapiuns

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta quarta-feira (17) a entrega de duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ribeirinhas, beneficiando as comunidades Vila Gorete e São Miguel, localizadas na região do rio Arapiuns.

As obras são resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Semsa, e o Projeto Saúde e Alegria (PSA), com apoio técnico do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e financiamento da Fundação Banco do Brasil, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde nas comunidades ribeirinhas.

O primeiro ato da programação foi a inauguração da reforma da Unidade de Saúde da Família Ribeirinha Vila Gorete, que agora conta com uma estrutura adequada para garantir atendimentos regulares, humanizados e contínuos à população local. A cerimônia contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, além de lideranças comunitárias, profissionais de saúde e representantes das instituições parceiras.

Durante o ato, a secretária adjunta destacou a importância estratégica da unidade para a região.

“Essa UBS é uma estratégia ribeirinha que compreende, em média, 27 comunidades adjacentes. Ela atende aproximadamente 1.300 famílias, totalizando cerca de 4.800 pessoas. É uma estrutura fundamental para garantir o cuidado contínuo e o acesso aos serviços de saúde para quem vive nas regiões mais distantes da zona urbana”, ressaltou Irlaine Figueira.

A cerimônia de inauguração contou ainda com a presença dos representantes do Projeto Saúde e Alegria (PSA), Eugênio Scannavino Neto e Caetano Scannavino, parceiros da iniciativa, além de Gilson Lima, representante da Fundação Banco do Brasil, instituição que apoia ações voltadas ao fortalecimento da saúde nas comunidades ribeirinhas.

Em seguida, a comitiva seguiu para a comunidade São Miguel, que também integra a área de cobertura da unidade ribeirinha, reafirmando o compromisso da gestão municipal em ampliar o acesso aos serviços essenciais para as populações que vivem às margens dos rios.

As UBS foram entregues totalmente equipadas, com o objetivo de qualificar tanto os atendimentos de rotina quanto os de urgência e emergência. Entre os equipamentos disponibilizados estão autoclave, eletrocardiógrafo, prancha de remoção, cilindro de oxigênio, inalador e ambu (bolsaválvula máscara).

O representante do PSA, Eugênio Scannavino Neto, explicou que as unidades seguem o modelo “UBS da Floresta”, que busca qualificar os serviços da Atenção Primária à Saúde em áreas rurais remotas, combinando adequação estrutural das unidades, entrega de equipamentos essenciais, implantação de tecnologias sociais, uso de energias renováveis, conectividade, além da formação continuada dos profissionais de saúde e da mobilização comunitária.

A assessora de Rios da Semsa, Tângara Santos, ressaltou que as Unidades Básicas de Saúde ribeirinhas funcionam a partir de uma estratégia diferenciada de atendimento, pensada para aproximar os serviços de saúde das comunidades.

“A cada 15 dias, as equipes mínimas realizam um circuito pelas localidades, levando atendimentos básicos como consultas médicas, vacinação, dispensação de medicamentos, consultas de enfermagem, coleta de PCCU e ações dos programas da Atenção Básica, como Hiperdia, saúde mental, entre outros. Isso contribui para qualificar os atendimentos e reduzir a distância entre a população ribeirinha e o sistema de saúde”, explicou.

Com a entrega das duas unidades, a Prefeitura de Santarém reforça o compromisso de promover equidade no acesso à saúde, garantindo que os moradores das comunidades ribeirinhas tenham atendimento mais próximo, regular e de qualidade.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.