A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), lançou oficialmente o regulamento da II Mostra “Santarém, aqui tem SUS”, iniciativa que tem como objetivo valorizar, compartilhar e dar visibilidade às experiências bem-sucedidas desenvolvidas pelos trabalhadores da saúde do município.
A etapa municipal funciona como seleção para a VI Mostra “Pará, aqui tem SUS”, promovida pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Pará (Cosems/PA), e busca fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio da troca de práticas inovadoras, sustentáveis e replicáveis nos territórios
- Confira o regulamento: https://santarem.pa.gov.br/storage/posts/February2026/o3fHHiIxYUt3swUWfHcqeyDbjEycSqIMR5ciOIyw.docx
As inscrições começam hoje, 19, e vão até o dia 26 de fevereiro, por meio de formulário online disponibilizado pela Semsa. Podem participar profissionais da rede municipal devidamente cadastrados no CNES, com experiências já implantadas e em funcionamento. A divulgação das experiências selecionadas ocorrerá em 2 de março e a apresentação presencial está marcada para o dia 6 de março, durante a realização da Mostra em Santarém.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, a Mostra representa um momento estratégico de valorização do trabalho desenvolvido diariamente nas unidades e serviços do SUS.
Leia também:
“Temos profissionais extremamente comprometidos com a saúde da nossa população, que constroem soluções criativas mesmo diante de desafios estruturais. A Mostra é um espaço de reconhecimento desse esforço coletivo e de fortalecimento do SUS a partir da realidade local. É também uma oportunidade de mostrar que Santarém produz experiências relevantes, com impacto direto na melhoria do acesso e da qualidade do cuidado”, destacou.
As experiências inscritas serão avaliadas por comissão específica e banca presencial, considerando critérios como relevância, caráter inovador, aplicabilidade, sustentabilidade, resultados alcançados e apresentação oral. Ao final, haverá premiação para os três primeiros colocados.
A secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, reforça que o processo também estimula o protagonismo dos trabalhadores.
“Mais do que uma competição, a Mostra é um espaço de aprendizado coletivo. Ela fortalece a educação permanente, incentiva o protagonismo das equipes e promove um diálogo intersetorial importante para aprimorar a gestão e a organização dos serviços de saúde. Cada experiência apresentada carrega a vivência do território e contribui para um SUS mais resolutivo e humano”, afirmou.
As iniciativas podem ser inscritas em diversas áreas temáticas, como Atenção Primária, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Gestão do SUS, Saúde Digital, Assistência Farmacêutica, Regulação, entre outras, abrangendo desde ações assistenciais até iniciativas de planejamento, inovação tecnológica e participação social.
Todas as propostas selecionadas deverão ser apresentadas presencialmente na II Mostra “Santarém, aqui tem SUS” e os autores autorizam automaticamente a divulgação institucional dos trabalhos pela Semsa.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça o convite a todos os profissionais da rede para participarem do processo, compartilhando práticas que fortalecem o SUS e contribuem para garantir o direito à saúde da população santarena.
Autor:
Arquivo - Semsa