1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Santarém vai ganhar nova UPA 24h e um moderno Centro de Saúde e Clima
Santarém vai ganhar nova UPA 24h e um moderno Centro de Saúde e Clima Autor: Rony Aires

Santarém vai ganhar nova UPA 24h e um moderno Centro de Saúde e Clima

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Investimentos foram anunciados durante visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ao município.

No Dia D de vacinação contra a Influenza, realizado neste sábado (29), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve em Santarém, acompanhado do prefeito Zé Maria Tapajós, para reforçar a mobilização regional e anunciar dois grandes investimentos para Santarém: a construção de uma nova UPA 24h e a implantação do Centro de Saúde e Clima da Amazônia.


Durante a visita realizada na Unidade Básica de Saúde do Santarenzinho, o ministro aplicou doses da vacina em pacientes e ressaltou que, na Amazônia, a campanha ocorre no segundo semestre por causa do aumento dos casos de gripe e infecções respiratórias neste período. Padilha enfatizou a necessidade de ampliar a cobertura vacinal.


"Hoje nós estamos fazendo a vacinação de proteção com mais de 3 milhões de doses só na Amazônia. Quero pedir o esforço de toda a população. É fundamental vacinar crianças a partir dos 6 meses, gestantes, idosos, profissionais de saúde, pessoas com doenças crônicas e outros que se encaixam nos grupos prioritários. A vacina salva vidas".


Investimentos

Durante a agenda, Padilha anunciou dois novos investimentos do Governo Federal no município:

Construção de uma nova UPA 24h no bairro Salvação. Um pedido antigo da população e já formalizado pela Prefeitura de Santarém. Segundo o ministro, o projeto será habilitado pelo Ministério da Saúde, fortalecendo a rede de urgência e emergência da região.

Implantação do Centro de Saúde e Clima da Amazônia. O ministro destacou que a crise climática já é uma crise de saúde pública e que a Amazônia precisa de estrutura especializada para monitorar, pesquisar e responder aos impactos do clima sobre a saúde da população.

O novo centro — um braço da Fiocruz — será instalado em Santarém, no Núcleo Técnico de Vigilância Sanitária (NTVS), alinhado à estratégia nacional discutida na COP30. O espaço terá tecnologia avançada, vigilância em alterações respiratórias, monitoramento climático e estudos sobre doenças sensíveis ao clima, como dengue, chikungunya e agravamentos por fumaça de queimadas.

O Centro de Saúde e Clima da Amazônia é um novo polo proposto pela Fiocruz para funcionar como referência na Amazônia — um hub de pesquisa, vigilância, planejamento e resposta a impactos da mudança climática sobre a saúde. 

A ideia é combinar ciência, tecnologia e assistência: o centro vai integrar monitoramento ambiental (clima, qualidade do ar, poluição, secas, enchentes, queimadas etc.), vigilância epidemiológica (doenças sensíveis ao clima, surtos, arboviroses, agravos respiratórios, entre outros), e estratégias de adaptação — desde políticas públicas até assistência direta. 

Em especial para regiões amazônicas como a sua: a vulnerabilidade histórica, o bioma, a desigualdade no acesso à saúde e a exposição a desastres naturais tornam urgente uma estrutura desse tipo. O centro vem para dar corpo institucional a esse desafio, fazendo da Amazônia um espaço de referência nacional para saúde-clima. 

"Santarém será uma grande referência na adaptação do sistema de saúde às mudanças do clima. No final de dezembro vamos inaugurar o primeiro Centro de Saúde e Clima em Rondônia, e Santarém será o próximo passo estratégico para a Amazônia”, afirmou Padilha.

O secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, também avaliou os investimentos como fundamentais para o avanço da rede municipal.

“Os anúncios feitos hoje demonstram a confiança do Ministério da Saúde no trabalho que Santarém vem realizando. A nova UPA 24h no Salvação vai fortalecer a urgência e emergência, ampliar o atendimento e dar mais resolutividade à rede. Já o Centro de Saúde e Clima coloca a cidade em posição de destaque para toda a Amazônia, com tecnologia e capacidade científica para enfrentar os desafios das mudanças climáticas”, destacou.

Para a secretária adjunta de Saúde, Irlaine Figueira, o momento é histórico.

"É um marco para Santarém receber dois investimentos desse porte no mesmo dia. A nova UPA atende uma demanda histórica da população, enquanto o Centro de Saúde e Clima nos prepara para um cenário cada vez mais desafiador. Estamos avançando na proteção da nossa gente e qualificando o cuidado em saúde de forma estratégica”, afirmou.

O prefeito Zé Maria Tapajós afirmou que a presença do ministro Padilha, no Dia D de vacinação contra a Influenza, reforça o compromisso da gestão com a proteção da população.

"Esses dois anúncios — a nova UPA 24 horas para o bairro Salvação e o Centro de Saúde e Clima da Amazônia — representam investimentos que vão transformar a nossa rede de atendimento. A UPA chega para ampliar a urgência e emergência, garantindo mais rapidez e resolutividade. E o Centro de Saúde e Clima coloca Santarém em posição de destaque nacional, com tecnologia, ciência e preparo para enfrentar os impactos das mudanças climáticas na saúde. Quero agradecer ao ministro Padilha, ao presidente Lula e ao Governo Federal por olharem com atenção para Santarém. Estamos trabalhando juntos, município, Governo Estado e Governo Federal, para que a cidade avance cada vez mais".

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.