1. Página Inicial
  2. Notícias
  3. Saúde
  4. Agosto Dourado começa em Santarém reforçando a importância da amamentação e das redes de apoio
Agosto Dourado começa em Santarém reforçando a importância da amamentação e das redes de apoio Autor: Ronaldo Ferreira - CCOM

Agosto Dourado começa em Santarém reforçando a importância da amamentação e das redes de apoio

Samuel Alvarenga
Publicado em - Atualizado
Programação coordenada pela Prefeitura, por meio da Semsa, leva orientações, acolhimento e ações educativas às unidades de saúde.

Um gesto de amor. É assim que a dona de casa Leila Santos relata a experiência de manter o aleitamento materno exclusivo nos primeiros meses de vida. “Amamentar não é só alimentar, é proteger, criar vínculo, fortalecer o filho com o que há de melhor. Cada fase é uma descoberta, e eventos como esse ajudam muito a gente se sentir mais segura”, disse. Leila e muitas outras mamães participaram nesta sexta-feira (1º) da abertura da campanha Agosto Dourado, realizada na Unidade Básica de Saúde do bairro da Conquista, em Santarém.

A dona de casa Leila Santos destaca a importância deste ato.

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo ao aleitamento materno e é celebrado em todo o país com atividades educativas e preventivas. A cor dourada representa o padrão ouro de qualidade do leite materno – insubstituível e completo nos primeiros seis meses de vida da criança. A campanha é promovida pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e tem como objetivo principal incentivar e reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde da criança e o fortalecimento dos laços entre mãe e bebê.

Com o tema “Priorizar o Aleitamento e Criar Sistemas de Apoio Sustentáveis”, a iniciativa faz parte da Semana Municipal do Bebê e da Semana Mundial do Aleitamento Materno, e pretende trazer informações, fortalecer redes de apoio às mães e reforçar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê, da mulher e da sociedade.

As ações são coordenadas pelo Núcleo de Referência Técnica em Saúde (NRTS) e seguem as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde quanto à amamentação exclusiva até os seis meses de vida e complementar até os dois anos ou mais. A campanha destaca, ainda, os benefícios emocionais, imunológicos, nutricionais e financeiros da amamentação, além de seu papel na construção de vínculos afetivos e na proteção da primeira infância.

Para a jovem mamãe Raylane Monteiro, que participou da programação com seu bebê, o acolhimento fez toda a diferença.

A jovem mamãe Raylane Monteiro esteve presente na abertura da campanha.

“Muitas vezes a gente fica insegura, principalmente no início. Receber orientação, conversar com outras mães e ser ouvida nos dá mais confiança”, comentou.

Segundo a enfermeira Daniella Bernardes, Referência Técnica em Saúde da Criança da Semsa, o leite materno é um dos pilares da saúde pública e deve ser encarado como uma responsabilidade coletiva.

“Não é apenas uma escolha individual da mãe. Amamentar é um direito da criança e precisa do apoio de toda a sociedade. Essas ações nos territórios ajudam a combater preconceitos e mitos que ainda dificultam esse processo”, ressaltou.

Representando o prefeito Zé Maria Tapajós na abertura do evento, a secretária municipal de Saúde adjunta, Irlaine Figueira, reforçou o compromisso da gestão com o cuidado à primeira infância.

"O tema do Agosto Dourado deste ano reforça a importância da construção de redes de apoio para garantir o sucesso do aleitamento materno. E essas redes começam aqui, nos nossos territórios, com o acolhimento das mães pelas equipes de saúde, pelas famílias, pelas comunidades. A amamentação não pode ser uma jornada solitária. É um ato de amor que precisa ser amparado por políticas públicas, informação qualificada e, principalmente, empatia. Quando a mãe encontra apoio, ela encontra força. E é isso que buscamos com essa campanha: fortalecer vínculos, promover saúde e mostrar que todos nós temos um papel nesse processo".

A programação do Agosto Dourado seguirá durante todo o mês de agosto, com ações educativas, palestras, atendimentos e mobilizações nas Unidades Básicas de Saúde da rede municipal.

 

Outras Notícias

Política de Privacidade

Usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade. Consulte nossa Política de Privacidade.