3. Saúde
  4. Ministério da Saúde concede Menção Honrosa a Santarém por atingir 96,8% de exames de tuberculose pulmonar
Ministério da Saúde concede Menção Honrosa a Santarém por atingir  96,8% de exames de tuberculose pulmonar Autor: ccom

Katrine Bentes
Semsa está alinhada aos objetivos do Plano Nacional pelo fim da doença

O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação-Geral de Vigilância da Tuberculose, Micoses Endêmicas e Micobactérias não Tuberculosas, concedeu à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) o reconhecimento por atingir metas, com a Menção Honrosa concedida devido à taxa impressionante de 96,8% de exames realizados em contatos de novos casos de Tuberculose pulmonar em 2022, alinhando-se aos objetivos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose. Importante ressaltar que a análise de dados ocorre sempre no ano subsequente.

Coordenadora da Atenção Primária a Saúde (APS), Daniella Bernades, e Coordenadora do programa de Tuberculose, Tayanne Matos: desempenho elogiado

Tayanne Matos, a Referência Técnica à frente do Programa de Tuberculose, expressa sua satisfação com o reconhecimento do árduo trabalho na Atenção Primária à Saúde (APS).

"Estamos verdadeiramente felizes por alcançar nossa meta em 2022. A análise de dados do Ministério da Saúde ocorre sempre no ano seguinte, por isso recebemos só agora a Menção Honrosa pelo trabalho de 2022. Mas, mantivemos o mesmo nível de comprometimento neste ano de 2023, avançando com a descentralização e implementação do Programa de Tuberculose no Centro de Testagem e Aconselhamento de Santarém. Isso permitiu o diagnóstico, notificação e acompanhamento de casos de pacientes B24, melhorando significativamente o acesso a esse público de alta vulnerabilidade. Além disso, progredimos com a elaboração e implementação do Protocolo Municipal de Tratamento e Fluxograma de Tuberculose para todas as unidades de saúde."

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, ressalta o compromisso contínuo com a capacitação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), que desempenham papel ativo nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's).

“Esta formação constante dos profissionais da APS visa assegurar que o tratamento de doenças seja iniciado nas fases iniciais, promovendo intervenções oportunas. neste ano, realizamos um seminário abrangente sobre os fluxos de diagnóstico e tratamento da tuberculose. Estamos muito felizes pelo alcance de meta. ”

Tuberculose

A tuberculose, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch, é uma doença infecciosa que, embora afete principalmente os pulmões, pode se manifestar em diversas partes do corpo, como ossos, rins, olhos, meninges e pele. Os sintomas incluem tosse persistente por 3 semanas ou mais, febre baixa, cansaço, suores noturnos e perda rápida de peso. O sinal predominante da tuberculose pulmonar é a tosse, que pode ser seca ou produtiva (com catarro).

A transmissão ocorre por meio da tosse ou espirro de pessoas doentes, sendo o risco maior em locais pouco ventilados e com aglomeração. Importante destacar que a tuberculose não se transmite por objetos compartilhados. O diagnóstico, facilitado, é realizado por exames de escarro, como teste molecular rápido, baciloscopia, cultura e raio X. O tratamento, de 6 meses e gratuito, exige a tomada diária de medicamentos e visitas regulares às unidades básicas de saúde até a completa cura.