Uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Fiocruz Brasília, o Projeto “Nós na Rede” busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) em todo o país por meio da Educação Permanente em Saúde. O objetivo é qualificar profissionais que atuam no cuidado de pessoas em sofrimento mental, usuários de álcool e outras drogas, além de indivíduos em conflito com a lei, promovendo um atendimento mais resolutivo, acolhedor e humanizado.
Em Santarém, a adesão ao projeto é coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que garantiu 30 vagas distribuídas entre os diversos pontos de atenção da RAPS, desde a Atenção Primária até a Atenção Especializada e de Alta Complexidade. Os profissionais selecionados incluem enfermeiros, médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogos, técnicos de enfermagem e auxiliares administrativos — todos com atuação direta no atendimento à população.
O primeiro encontro presencial da formação ocorreu na última sexta-feira (8), mediado pelo terapeuta ocupacional Alan Reis, facilitador do curso. A atividade, conduzida de forma dinâmica e integrativa, estimulou a troca de experiências e fortaleceu vínculos entre os profissionais, impactando positivamente o trabalho em saúde mental em toda a rede municipal.

A referência técnica em Saúde Mental da Semsa, enfermeira Silvia Leticia Gato, destacou que a formação chega em um momento estratégico para o município.
"Este projeto traz uma oportunidade única de integração e qualificação dos nossos profissionais. Ao unirmos diferentes saberes e experiências, fortalecemos a rede como um todo e ampliamos nossa capacidade de oferecer um cuidado mais acolhedor, efetivo e humanizado para quem mais precisa".
O secretário municipal de Saúde, Everaldo Martins Filho, reforçou o impacto da adesão ao “Nós na Rede”.
"Santarém passa a fazer parte de um movimento nacional que vai capacitar mais de 42 mil profissionais do SUS. Isso significa não apenas acesso a novas ferramentas e metodologias, mas também a construção de uma rede mais articulada, que dialoga entre si e coloca o cuidado integral em saúde mental como prioridade".
O “Nós na Rede” prevê encontros presenciais mensais e atividades online, criando um espaço permanente de aprendizado e troca entre profissionais. No cenário nacional, a iniciativa se consolida como uma das maiores ações de formação continuada já realizadas na área de saúde mental, reforçando o compromisso com um atendimento que valoriza a dignidade, a escuta e a atenção integral às pessoas.